No final da tarde desta quinta-feira, 11, a AMAU realizou Assembleia Geral Ordinária, no município de Severiano de Almeida, que está completando 60 anos e está sediando entre os dias 11 e 14 de abril, a 10ª edição da Exposeva, feira do comércio, indústria, agricultura, cultura e artesanato.
A reunião foi comandada pelo 1º vice-presidente da AMAU, Leandro Puton (prefeito de Gaurama), juntamente com o 2º vice-presidente, Gabriel Jevinski (prefeito de Paulo Bento) em função de licença saúde do presidente Josiel Griseli. Eles foram recebidos pelo anfitrião, o prefeito de Severiano de Almeida, Milto Vendruscolo.
A pauta do dia foi uma análise do setor leiteiro no Rio Grande do Sul e na região, apresentando pelo Sindicato Rural de Erechim. Na sequência, o diretor-presidente da UNIDEAU, Flávio Carlos Barro, explanou aos presentes o projeto que visa instalar o curso de Medicina na universidade de Getúlio Vargas. Paralelamente à reunião dos prefeitos, ocorreu encontro das primeiras-damas do Alto Uruguai.
Após a reunião ordinárias, os prefeitos participaram da abertura oficial da 10ª Exposeva, que conta com mostra de animais, feira do livro, feira da agricultura familiar, praça de alimentação e arena de shows.
Eu seu pronunciamento, o 1º vice-presidente da AMAU,Leandro Puton, falou da satisfação de poder estar presenteao evento, destacando a liderança do prefeito Milto Vendruscolo: “Os 60 anos de Severiano de Almeida, é uma conquista, uma construção da sociedade. E a região sabe da importância desse município para todo o Alto Uruguai”.
Aproveitou o momento para reiterar o que outros prefeitos sempre falam, do momento de união que o Alto Uruguai vem atravessando: “Não é segredo para ninguém, que nós prefeitos de cidades pequenas, nos últimos anos, nos desafiamos em parceria com os governos estadual e federal, para criarmos um processo de infraestrutura de nossos municípios, nos colocando num cenário de desenvolvimento, dentro de nossas possibilidades”, relatou Leandro Puton.
“Conheço o prefeito Milto e juntos caminhamos com outros prefeitos frente aos grandes desafios do Alto Uruguai e essa unidade foi criada, mesmo com posições políticas distintas. Construímos em grupo, caminhos para o nosso desenvolvimento”, reforço o 1º vice-presidente da AMAU.
Puton também relembrou o tempo de abandono da região pelos governos: “tivemos grandes dificuldades em relação a outras regiões do RS, mas felizmente com a coragem dos colegas prefeitos, colocamos o Alto Uruguai em outro patamar com os governos nos olhando e respeitando. E para isso dar certo não podemos fiar presos a uma questão ideológica, e sim presos aos ensinamentos que nos passaram, para poder passar adiante, e assim termos uma sociedade mais justa, igualitária, como nosso povo mais feliz”, finalizou Leandro Puton.
A Exposeva 2024 está sendo realizada junto ao Módulo Esportivo de Severiano de Almeida, uma ampla área que conta com infraestrutura completa para receber os visitantes.
Por Assessoria de Comunicação