Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim estão arrecadando caixas de leite e de suco, tipo TetraPak, para doar ao Projeto Brasil Sem Frestas. A ação faz parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora Débora Regina Schneider Locatelli.
Participam da ação 48 acadêmicos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Sanitária, divididos em 10 grupos. Os alunos estão promovendo, até o dia 1º de maio, ações para arrecadar as caixinhas. Há grupos focados em diferentes locais da comunidade, como escolas, empresas e na própria Universidade.
O Projeto Brasil Sem Frestas surgiu há oito anos na cidade de Passo Fundo, e se caracteriza por utilizar embalagens para o revestimento de casas carentes, amenizando, assim, a situação de risco das pessoas vulneráveis ao frio, vento, chuva, umidade, calor e insetos. Hoje o projeto está instalado em pelo menos 20 cidades do Brasil.
Segundo a docente da UFFS, a ideia de envolver os acadêmicos com a arrecadação tem por objetivo “desenvolver nos alunos as características comportamentais empreendedoras, por meio de um empreendimento de caráter social”.
– Eles fizeram o planejamento de campanhas e agora estão executando: elaborando cartazes, visitando empresas, escolas, utilizando as mídias sociais. – aponta Débora.
Entre os pontos de coleta das caixinhas, há uma no campus da UFFS, ao lado do Setor de Assistência Estudantil (SAE), localizado no Bloco A. Importante: as caixas devem ser lavadas para o armazenamento e utilização no projeto.
Saiba mais sobre o Projeto Brasil Sem Frestas: http://caixadeleite-brasilsemfrestas.blogspot.com/.