AMAU incentiva desenvolvimento do turismo no Alto Uruguai

Através de aumento no repasse mensal de valores ao Escritório Regional de Turismo, prefeitos estimulam o fortalecimento do segmento no Norte do RS

Reconhecendo o potencial e a capacidade de geração de renda do setor turístico do Norte Gaúcho, os municípios do Alto Uruguai decidiram ampliar a parceria entre a AMAU e o Escritório Regional de Turismo. O fortalecimento da aproximação se dá com o aumento do valor repassado pela Associação, que, desde março de 2020, auxilia o Escritório com R$ 3 mil/mês, montante, que, agora, chega a R$ 10 mil/mês, durante um período de 12 meses.

Conforme o presidente da AMAU, Paulo Polis, o momento é determinante para a retomada das atividades econômicas e, principalmente, do turismo, segmento que, depois de ser fortemente prejudicado pela pandemia, apresenta indicativos animadores, conforme estudos que apontam o crescimento do chamado ‘turismo local’, favorecendo o Alto Uruguai.

Além disso, Polis, em visita ao Escritório na manhã desta quarta-feira, 25, pontuou o trabalho desenvolvido, com destaque à recém-fundada Cooperativa Regional de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho (CoopTurismo), e sua operadora, instrumentos fundamentais para alavancar o setor. “Chegamos a um ponto decisivo do processo de profissionalização do turismo no Alto Uruguai, com possibilidade de ganhos importantes a diferentes segmentos e comunidades. Por isso, os prefeitos entenderam, de forma unânime, que era hora de reforçarmos a parceria com o Escritório, e assim foi feito, com a perspectiva de que a estrutura se torne autossustentável em breve. Acompanharemos de perto os resultados, somando forças nesta caminhada”, pontua o presidente.

Conforme os representantes do Escritório Regional, os recursos da AMAU darão sustentação à entidade até que a CoopTurismo solidifique a operadora, fortalecendo a comercialização do turismo regional. “A parceria dos municípios dá tranquilidade para realizarmos o trabalho, cobrindo custos básicos, como despesas de deslocamento, materiais de expediente, recursos humanos”, observa Júlio Brancher, secretário executivo do Credenor, que completa: “mais do que os valores, contudo, a iniciativa da AMAU indica que o turismo está na pauta do desenvolvimento regional e, com isso, todos saem ganhando”, frisa.

Você sabia?
O Escritório Regional de Turismo da Região Termas e Lagos é o braço operacional e executivo do Fórum Regional de Turismo, dando suporte a órgãos governamentais e iniciativa privada no segmento turístico do Alto Uruguai. O Escritório é administrado em parceria com o CREDENOR, URI Erechim e Municípios (AMAU e CIRAU).

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS