Alunos de Farmácia da URI conhecem os processos de fabricação de cerveja

Uma experiência surpreendente e, acima de tudo, muito educativa. Assim pode ser definida a visita técnica realizada na terça-feira, 3, pelos acadêmicos do Curso de Farmácia da URI Erechim (turma 2019), na Cervejaria Ágape, localizada na Linha 4, Gramado, em Barão de Cotegipe. A iniciativa fez parte da disciplina de Biotecnologia Industrial Farmacêutica, ministrada pela professora Juliana Roman, que acompanhou os alunos.

O grupo foi recebido pelo proprietário da indústria, Valmor Bandiera, que fez uma apresentação sobre as matérias-primas para fabricação de bebidas fermentadas e seus processos, as escolas cervejeiras e a estrutura da empresa. Em seguida, os alunos conheceram todo o processo produtivo, desde a moagem do malte até o envase dos produtos, com posterior degustação de cervejas de diferentes características sensoriais.

A visita teve como objetivo o aprimoramento do conhecimento na área de fermentações, equipamentos utilizados, condução do processo de fermentação e técnicas de contagem de microrganismos fermentativos, associando as informações teóricas com as técnicas e procedimentos observados na prática.

A Cervejaria Ágape é uma empresa familiar, que conta com infraestrutura completa, abrangendo todas as etapas de produção de cervejas, com profissionais qualificados, que receberam calorosamente os alunos, transmitindo um vasto conhecimento a respeito de todos os processos fermentativos. A arquitetura da cervejaria lembra os antigos monastérios cristãos, em muitos dos quais a tradição de elaborar uma cerveja e servi-la no local permanece até os dias atuais. Conta com um portfólio diversificado de produtos incluindo a primeira cerveja fabricada com matéria-prima 100% regional.

Segundo a professora Juliana, através de visitas como esta, o Curso de Farmácia vem aproximando os alunos da realidade encontrada em empresas relacionadas ao ramo farmacêutico a fim de aprimorar a formação acadêmica.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS