Um grupo de estudantes, das turmas de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Dom João Becker, de Ipiranga do Sul, que faz parte da Cooperativa Escolar Cooperação-IPI, participou de uma oficina no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), nesta quinta-feira (18), ministrada especificamente para eles. O uso das plantas medicinais foi a temática escolhida pelos estudantes como objeto de aprendizagem na Cooperativa, que tem como focos o empreendedorismo, a inclusão social, a liderança e a educação financeira.
As orientações sobre a importância das plantas medicinais, o potencial, usos e alternativas de produção foram repassadas pelas extensionistas rurais sociais Rosangela Montepó, Karen Marchetto e Nádia Farina. As extensionistas expuseram a metodologia didática (relógio do corpo humano, boneco fitoterápico e espiral) realizada pela Emater/RS-Ascar. Os estudantes também participaram de uma prática na unidade didática para elaboração de produtos, como chás, alcoolatura, repelentes e óleos, dentre outros.
Na sequência, o grupo visitou o horto de plantas biotivas cultivado junto ao Cetre, onde as informações foram reforçadas sobre a dinâmica desta metodologia, encerrando a visita.
Os estudantes estiveram acompanhados pela diretora da Escola Dom João Becker, Luciane Ambrozini, e pela assessora pedagógica do Sicredi Sulminas, Gisele Tonin da Costa. Também acompanhou o grupo o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Ipiranga do Sul, Bruno Utermoehl.
A Cooperativa Escolar foi criada na Escola Municipal Dom João Becker em Ipiranga do Sul numa parceria com o Sicredi. A diretora da Escola agradeceu a equipe da Emater/RS-Ascar e a coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera. “Esta visita rendeu muito mais que uma aula de botânica. Foi fantástica. Vimos aqui várias possibilidades de produção”, ponderou a diretora Luciane Ambrozini. A atividade também foi acompanhada pelo gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Cezar da Rosa.
Curso
As extensionistas observaram que o panorama apresentado sobre a metodologia faz parte do conteúdo do curso de Plantas Medicinais, aromáticas e condimentares, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). A próxima edição do curso, última deste ano, está programada para 25 a 28 de setembro. As informações podem ser obtidas junto ao Cetre, no site da Emater/RS-Ascar ou ainda nos escritórios municipais da Instituição.
Por Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim