Além de Ana Oliveira, quem poderiam ser os candidatos a deputado estadual pelo MDB na região?

Na última semana, a vereadora e presidente do Legislativo Municipal, Ana Oliveira esteve na redação da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista e reafirmou que é pré-candidata a deputada estadual pelo MDB do alto Uruguai.  Apesar disso, alguns membros da alta cúpula do partido estão convictos que Ana não concorre.

Durante o programa Estúdio Boa Visa desta quarta-feira, afirmei que não via Ana Oliveira ocupando espaços na cidade e na região como pré-candidata à Assembleia Legislativa. A ausência de Ana foi sentida em eventos do partido na região e isso reforça as dúvidas dos emedebistas. Ainda pesa contra Ana o pedido de licença do mandato de vereadora que não foi bem digerido internamente no partido.

Enquanto candidatos forasteiros já têm percorrido a região em busca de apoio, Ana parece estar focada apenas na presidência da Câmara de Vereadores.

A vereadora sempre ressaltou que uma eventual candidatura dependeria da desistência de Gilberto Capoani. Lideranças de peso do MDB que passaram por Erechim recentemente têm enfatizado o trabalho e a importância de Capoani para a região. Alguns sequer cogitam o nome de Ana Oliveira, como foi o caso do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Edson Brum, em sua passagem pela Rádio Cultura e ACCIE. Nesse contexto fica evidente que o candidato do MDB na região, pelo menos para os grandes líderes estaduais, é do atual deputado.

O MDB aguarda uma posição oficial de Gilberto Capoani para decidir quais caminhos seguir e segundo fontes consultadas por este jornalista, ainda não trabalha com o “Plano C”.

Outros candidatos

Mesmo sabendo que Ana Oliveira é o nome preferencial e com maior viabilidade eleitoral, quem seriam os outros nomes do MDB que poderiam encarar o pleito?

No cenário hora posto, pelo menos dois nomes reuniriam condições para buscar uma vaga na Assembleia:

Edgar Marmentini – Homem forte do governo, reconhecido como um grande articulador e um dos mais fiéis escudeiros de Paulo Polis. Percorreu todo o Alto Uruguai para viabilizar a candidatura de Ana Oliveira e tem a admiração de muitos emedebistas da região. Político experiente, teria facilidade de viabilizar seu nome como candidato e poderia surpreender. No momento afirma que não tem a intenção de concorrer e mira outras paragens.

Fifo Parenti – Vereador de primeiro mandato, líder de governo na Câmara de Vereadores, percorreu junto com Marmentini a região. O MDB local tem investido em Parenti por entender que o vereador tem perfil de liderança com chances de trilhar caminhos mais longos. Eventualmente se o MDB regional decidisse pelo seu nome João Francisco Parenti aceitaria o desafio, porém Fifo tem o desejo de concorrer, mas acredita que o seu momento não seria em 2022. Poderia enfrentar rejeição de alguns setores por ser considerado “um guri” na política.

Um outro nome que, segundo fontes consultadas, teria o desejo de concorrer é do vereador reeleito e atual secretário de obras, Mario Rossi. Para ele, o caminho seria mais longo já que teria que “pavimentar” sua candidatura na região em menor tempo.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS