“Ainda não sepultamos o processo pandêmico, estamos com 10 pacientes internados”, diz Jackson Arpini

A chegada das temperaturas baixas abrem caminho para as doenças respiratórias, entre elas a covid-19. Nos últimos dias, o aumento de casos de covid fez o governo emitir avisos para todas as 21 regiões do RS. Em 10 dias, incidência acumulada de casos quase dobrou, chegando a 223,2 a cada 100 mil habitantes.

O aviso é o primeiro nível do Sistema 3As de Monitoramento e faz com que o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus (AMAU), fique em alerta. Em entrevista à Rádio Cultura, o representante do Comitê, Jackson Arpini, foi taxativo em dizer que “ainda não sepultamos o processo pandêmico, os números voltaram a subir. A nossa região ficou por longo período sem nenhum paciente internado nos hospitais sede em Erechim e nos hospitais da região. Neste momento, estamos com 10 pacientes internados, um em leito de UTI e os demais em leitos clínicos”.

Para Arpini, a alteração dos números não é de grande preocupação, mas um alerta que as coisas estão alterando. “Temos que ficar atentos, adotar as medidas preconizadas e, é fundamental que as pessoas concluam seu esquema vacinal”, disse.

O coronavírus é uma enfermidade recente, muitos estudos estão sendo realizados e inúmeras são as pessoas com sequelas decorrentes da contaminação. Por ser uma doença viral, Arpini acredita que precisará de imunização e cuidados como a influenza. “Pelos estudos e fatos que acompanhamos até agora, percebemos que teremos que conviver com a enfermidade e imunização”, finalizou.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS