A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), negou a solicitação de reajuste da tarifa da água de 13,03%, solicitada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), agora administrada pela Aegea.
A autarquia reforça que nos últimos cinco anos, a Corsan não cumpriu com os investimentos prometidos, que deveriam totalizar R$ 20 milhões anuais, concedendo a prestadora dos serviços de abastecimento de água, o reajuste de tarifa de 4,93%. Os dados apresentados pela AGER, mostram uma discrepância significativa entre os valores planejados e os efetivamente realizados, comprometendo a qualidade dos serviços de saneamento básico em Erechim.
Problemas no abastecimento
Além disso, a AGER aponta diversas não conformidades no sistema de abastecimento de água, incluindo falta de abastecimento em alguns bairros, atrasos na instalação de hidrômetros e relatos de água suja após reparos na rede. Os problemas foram agravados por um índice de perda na distribuição que está acima de 40%.
Reajuste
Concedendo um reajuste abaixo do solicitado, de apenas 4,93%, a AGER reforça o compromisso em garantir tarifas justas e proporcionais aos serviços efetivamente prestados, evitando onerar os consumidores sem a correspondente melhoria nos serviços.
A AGER reafirma seu papel de reguladora justa e eficiente, assegurando que as tarifas reflitam a realidade dos serviços prestados e os investimentos realizados. A decisão foi homologada pela Resolução AGER n° 028/2023 e processo n° 003/2023, com base na metodologia aprovada pela Resolução AGER nº 017/2020 e a Nota Técnica nº 01/2020-DT.
Outras informações, entre em contato com a AGER através do telefone (54) 3321-6501 ou pelo e-mail ager@erechim.rs.gov.br.
Texto e foto: Ascom