Ações do Meu Bairro Melhor em 2021

A descentralização dos investimentos e ações públicas sempre foram prioridades nas administrações municipais de Erechim, coordenadas pelo prefeito, Paulo Polis, junto com as equipes de governo. O objetivo dessa postura é implantar um modelo de desenvolvimento o mais abrangente possível, dialogando e atendendo, efetivamente, as necessidades das pessoas, mais afastadas da área central, dando voz e vez para os bairros. Essa metodologia é novamente colocada em funcionamento por Polis, à frente da terceira gestão pública, por meio do programa Meu Bairro Melhor, que iniciou no ano passado, e vem mudando realidades, comenta o secretário adjunto de Planejamento de Erechim, Airton Pereira da Silva.

Airton afirma que o Meu Bairro Melhor é coordenado e executado pela Secretaria de Planejamento, com a supervisão do secretário, Paulo Jeremias dos Santos, e dele como secretário adjunto, que apresenta, a seguir, as várias intervenções feitas nas comunidades erechinenses com uma relação de obras e ações de 2021.

“Uma importante obra foi a reforma do ginásio Dom Pedrinho, no bairro Progresso, que está em fase final de execução. Esta obra irá beneficiar grande número de moradores do bairro e arredores”, afirma Airton.

Outro exemplo foi a tubulação e britagem no Povoado Argenta Km 10, um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Agricultura. Conserto da tubulação ao lado do campo do bairro Progresso.

Além disso, a equipe realizou reunião com os presidentes das associações de moradores contempladas com emendas impositivas como o bairro Parque Lívia, Loteamento Porto Seguro, e, também, Defesa Civil, Força Voluntária, CTG Recanto do Quero Quero.

“Em 2021, passaram pela secretaria e pelo setor Meu Bairro Melhor 10 emendas impositivas diretas, do início ao fim, sendo cinco efetivadas, e está projetado mais 74 para 2022 que serão encaminhadas para demais secretarias”, conta.

Nesta semana, afirma Airton, houve o repasse de 150 cadeiras, sendo 75 para Associação de Moradores do Bairro São Vicente de Paulo e 75 para Associação de Moradores do Bairro União. Repasse e doação de cadeiras e mesas para os bairros Presidente Vargas e Copas Verdes, 70 cadeiras e 35 mesas.

 

Triagem

O secretário adjunto observa que a triagem inicial da documentação das emendas impositivas, para as comunidades do bairro, é feita pela equipe do programa Meu Bairro Melhor, assim, aquelas que são destinadas para Secretaria de Planejamento são executadas, e as demais, de outras secretarias, são encaminhadas para elas.

Airton ressalta que o trabalho vai continuar, neste ano, e o objetivo do programa é dar sequência resolvendo as demandas dos bairros e, com isso, promover bem-estar social. “São pequenas ações que auxiliam as pessoas no dia a dia, mas que são importantes para os bairros”, afirma.

Ele enfatiza que o diferencial desse programa é a dedicação da equipe do Meu Bairro Melhor, que está constantemente se deslocando até as comunidades para entender o que é necessário, levantar os problemas e viabilizar as soluções, o que efetivamente precisa ser feito.

Na avaliação do secretário adjunto, o programa está avançando gradativamente, devido às adequações à lei federal 13.019.

No entanto, ele ressalta que o programa Meu Bairro Melhor está trazendo benefícios efetivos para a população, sendo um recurso fundamental de diálogo com os bairros.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS