Ações de conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social realizou nesta terça-feira (18), ações de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o slogan “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, a data é alusiva ao crime ocorrido em 18 de maio de 1973, conhecido como Caso Araceli, na cidade de Vitória (ES). A menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo. A partir de 2000, por meio da Lei Nº 9.970, o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O semáforo do toque foi incluído no material de divulgação da data, por ser uma forma educativa de ensinar as crianças onde elas podem ou não serem tocadas. O material foi colocado em espaços como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), no Abrigo Cidadão e no Conselho Tutelar.

A equipe do CREAS realizou na manhã de terça-feira (18), uma ação de conscientização distribuindo materiais informativos em frente a Prefeitura, e no início da tarde, uma parceria do CREAS, CRAS III e Conselho Tutelar, desenvolveu uma roda de conversa para divulgar e fortalecer o combate a este tipo de violência, junto a UBS do Distrito de Capo-Erê. O trabalho com as famílias foi realizado pela equipe específica e exclusiva de atendimento a crianças e adolescentes, com a psicóloga Vanusa Poganski Ody, a assistente social Rosangela Weippert. Uma nova ação no local será realizada na próxima terça-feira (25).

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, exaltou o trabalho desenvolvido pela rede de proteção social do município. “O tema é uma preocupação recorrente de toda nossa comunidade. Nossas equipes têm dado um olhar atento e realizado um trabalho efetivo nessa área, inclusive com ações de prevenção”, explica.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS