ACCIE firma parceria com o PEIES para desenvolver programa de capacitação de empresas para exportação

Inscrições de empresas interessadas devem ser feitas na secretaria da entidade

Com a proposta de auxiliar os empresários de micro e pequenas empresas no processo de exportação de produtos e serviços, a ACCIE fechou uma parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que é desenvolvido pela Microempa. Referência no segmento, a associação foi a grande vencedora do edital lançado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), idealizadora do programa, e por isso vai ser responsável pelos três pontos de atuação do PEIEX no Rio Grande do Sul. O Núcleo Operacional vai funcionar em Caxias do Sul, e os outros dois polos, em Bento Gonçalves e em Erechim. Em Erechim, o programa será desenvolvido com apoio da ACCIE.

O presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, recebeu, na última semana, a visita do técnico extensionista do PEIEX, José Pretto, que explicou como funcionará o programa em Erechim, que tem como proposta qualificar micro e pequenas empresas para a exportação. Segundo José Pretto, são dois anos de preparação para as empresas estarem aptas a exportar. O atendimento é totalmente gratuito, mas as empresas devem estar dispostas a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo.

ORIENTAÇÕES DETALHADAS EM 28 PASSOS

As empresas receberão orientações de como achar mercado, como se relacionar com ele, questões de marketing, preço do produto, transporte da mercadoria e financiamento, assim como as exigências do mercado exterior para quem exporta e como participar de uma feira internacional. De acordo com José Pretto, que é o consultor responsável pela área de Erechim, são 28 passos para a empresa seguir, todos com orientação. Segundo ele, o Brasil tem 24 acordos com países para exportação, além do Mercosul, que hoje está de portas abertas para os produtos brasileiros.

O programa será desenvolvido por meio da ACCIE para empresas associadas e também para não associadas, e se desenvolverá até setembro de 2023. Empresas interessadas devem se informar na Secretaria da ACCIE. A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais.

            COMO FUNCIONA

A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de monitores e técnicos do PEIEX. Após uma série de visitas técnicas, que podem ser presenciais ou remotas, o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação. Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho.  Na etapa final do trabalho de qualificação, as empresas recebem um Plano de Exportação, no caso de empresa de bens, ou um Mapa de Valor, no caso de empresas de serviços, elaborado em conjunto com o Técnico do PEIEX. Nele, constam informações estratégicas e operacionais para exportação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS