ACCIE comemora 99 anos com jantar festivo e posse da nova Diretoria

Evento será realizado dia 20 de abril, no Polo de Cultura

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim completa, no próximo dia 2 de abril, 99 anos de história. A Entidade surgiu apenas um ano depois da emancipação de Erechim, que comemora, no dia 30 de abril, 100 anos.

Para marcar a data, será realizado um Jantar de Aniversário e cerimônia de posse da nova Diretoria no próximo dia 20 de abril, no Salão de Eventos do Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, com início previsto para as 20 horas, com associados, autoridades municipais, regionais e da Federasul e convidados. Empresários e associados poderão adquirir seus ingressos junto à ACCIE, pelo fone54 3522-1907.

HISTÓRIA DA ACCIE

Era o início do século XX e cidade ainda se chamava Boa Vista, quando surgiu a Associação Comercial de Erechim, entidade representativa da comunidade empresarial erechinense, que construiu, ao longo deste quase um século de história, uma trajetória identificada com o desenvolvimento regional e o bem-estar de toda comunidade. Ao longo desses anos, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, entidade sem fins lucrativos, sempre cumpriu com sua missão de representar, integrar e fortalecer a classe empresarial para o desenvolvimento socioeconômico de Erechim e Região. A entidade atua na defesa dos interesses dos associados e da comunidade, além de realizar atividades complementares, relacionadas à promoção de feiras e eventos.

Uma das suas grandes realizações é a Frinape, a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim, a maior mostra empresarial e cultural do Norte e Nordeste do RS. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agronegócio, tecnologia, ciência, gastronomia, diversão, arte e cultura. Desde a sua primeira edição, em 1966, ano em que foi comprado o terreno para o Parque de Exposições, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, maior valorização e divulgação de seus potenciais, além de alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional.

O Polo de Cultura também é uma marca na história de Erechim. O prédio pode ser considerado uma das maiores construções do Estado na área da cultura. Tombado como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul ostenta uma estrutura invejável. Os cinco mil metros contemplam salas de cultura, um auditório climatizado com capacidade para 600 pessoas e um hall principal que dá acesso a cinco salas gastronômicas. Os restaurantes típicos são espaços para mostra da culinária das principais etnias que colonizaram o Alto Uruguai. Obras de arte ilustram a história dos italianos, alemães, israelitas, poloneses e gaúchos. Um espaço privilegiado para abrigar eventos culturais de toda a região.

No Parque da ACCIE também estão construídos os pavilhões para as Feiras, sendo cada um com 2.250 metros quadrados, área de shows em ampla área externa, área para praça de alimentação com cozinhas, e a Praça do Imigrante com 18 mil metros quadrados. Um dos maiores trunfos da ACCIE fica por conta do talento e influência dos associados, pessoas que se reúnem por interesses comuns para contribuir com o desenvolvimento local e regional, oferecendo serviços de qualidade e propondo ações a favor da cultura e do bem-estar coletivo. Em um encontro mensal, no tradicional evento Prata da Casa, os empresários expandem o conhecimento e trocam informações e experiências para o sucesso de seus empreendimentos.

Os 99 anos de história da ACCIE são marcados pela valorização do empresário, ética, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, liberdade de expressão e comunicação.

Atualmente, a entidade é presidida pelo empresário Fábio Vendrusolo, tendo como vice-presidente o também empresário Roland Koller.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS