Acadêmicos de Enfermagem da URI participam de reuniões de matriciamento junto ao CAPS AD

O matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada

Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI (Turma 2019), acompanhados pela professora orientadora Sônia Maria Ferreira, participaram, junto ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), das reuniões de matriciamento nas UBS da região de Erechim. O matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

O grupo de estágio é constituído pelos acadêmicos Mariana Sandri Gazzoni, Lucimar Antônio Piekas, Júlio Szymanski, Lucas Daniel Solducha dos Reis e Michele Polese de Liz.

As reuniões aconteceram na UBS de Capoerê, UBS de Jaguaretê, UBS Centro e UBS Atlântico, com o objetivo de discutir casos de agravos na comunidade envolvendo multisetores dos serviços públicos.

Conforme este grupo de estágio, esta prática faz algumas mudanças nas relações de trabalhos que historicamente estavam e estão ainda hierarquizadas e possibilitam  rupturas no modo fragmentado de se operar o cuidado em saúde que deve ser centrado no indivíduo e na família e envolver vários setores, não somente a área da saúde, mas todas as dimensões necessárias para a assistência a portadores de doenças mentais.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS