Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil da URI realizam viagem de estudos a Brasília

        Acadêmicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da URI realizaram uma viagem de estudos a Brasília, acompanhados pelos professores Ivana Karine Aver e Gilson Francisco Paz Soares. Foi uma grande oportunidade de conhecer a cidade projetada por Lucio Costa, com seu imponente traçado vencedor do concurso para a capital federal.

        Também puderam vivenciar os espaços projetados por Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty e Memorial JK, além de percorrer o interior de uma das superquadras para compreender o modo de vida pensado pelos arquitetos.

        Na arquitetura, a cidade também se destaca pelas edificações de caráter religioso, como o Templo da Boa Vontade, a Catedral Metropolitana e o Santuário Dom Bosco, visitados pelos acadêmicos.

        O paisagismo também é muito importante na constituição da cidade, caracterizada pelo clima quente e seco. Os jardins de Burle Marx, junto ao eixo monumental, e o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do mundo, são exemplos da importância não só com os aspectos estéticos, mas também com a qualidade de vida na cidade.

        De acordo com a professora Ivana, a capital do país foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1987, e é um dos grandes marcos urbanísticos e arquitetônicos que caracterizam o Modernismo. “Conhecê-la percorrendo suas vias e adentrando nas edificações mais relevantes é fundamental para que os acadêmicos compreendam a ideia de seus arquitetos, que transformaram em poucos anos uma área desocupada em uma das cidades mais importantes do mundo”, finalizou.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS