Acadêmicos do Curso de Agronomia da URI realizaram, no dia 25 de março, uma aula prática no município de Machadinho. A iniciativa, desenvolvida na Cachaçaria Acanhadinha e na Chácara Brilho do Sol, fez parte da disciplina de Culturas Agrícolas e foi acompanhada pelos professores da disciplina, Antonio Sergio do Amaral e Paulo Sergio Gomes da Rocha, e do Coordenador do Curso, Amito José Teixeira.
Durante a visitação técnica à Cachaçaria, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer novas variedades de cana-de-açúcar destinada à produção de cachaça, manejo de condução da lavoura e fertilidade do solo por meio do uso do vinhoto (sub-produto gerado após a produção da cachaça), o processo agroindustrial, envelhecimento da bebida e apresentação do produto engarrafado. De forma análoga, na Chácara Brilho do Sol, pode-se conhecer variedades de morangueiro, a produção de morango em estufa e os produtos produzidos a partir desta infrutescência.
As visitas permitiram que os acadêmicos percebessem que é possível aumentar a rentabilidade da pequena propriedade por meio da transformação da matéria prima em produtos diferenciados tais como bebidas, geleias, entre outros. Além disso, notaram que é possível aumentar as vendas dos produtos obtidos na propriedade quando associado ao turismo rural.
As propriedades visitadas continuam sendo mantidas pelos seus descendentes desde o início da chegada ao Brasil, como no caso da Chácara do Brilho do Sol à qual possui um memorial com várias fotografias e artefatos da época.
Após as visitas técnicas, foi realizada uma confraternização com um churrasco na propriedade da Acadêmica Tuane Clen quando todos os participantes da viagem foram recepcionados pela sua família, inclusive os avós paternos Graciosa e João Antônio Clein.
Por Assessoria de Comunicação