Acadêmicos da UFFS visitam empresas da região

Alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária estiveram na Tramontina, em Carlos Barbosa, e na Stericycle Brasil, em Triunfo

Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim visitaram, no dia 24 de maio, a Tramontina Cutelaria, em Carlos Barbosa, e a Stericycle Brasil, em Triunfo. Os alunos foram acompanhados pelos professores Eduardo Pavan Korf e Alan Rempel.

Na Tramontina, segundo o professor Alan, a visita técnica permitiu aos alunos “a visualização de todo sistema produtivo, assim como as formas de reaproveitamento de resíduos de um processo em outro”. Eduardo Korf destaca também que, como a empresa possui várias certificações internacionais, “dentre as quais a ISO 14001, as práticas de gestão ambiental também puderam ser observadas”. No local, a equipe da UFFS conheceu a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Central de Triagem e dois aterros sanitários. De acordo com Rempel, “a usina de triagem demonstrou aos alunos um sistema exemplar de organização e gerenciamento dos resíduos, diminuindo a destinação para aterros sanitário”.

Já a empresa Stericycle oferece soluções de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos hospitalares, industriais e resíduos comerciais. O professor Eduardo diz que “os alunos puderam vivenciar as práticas relacionadas ao gerenciamento e tratamento de resíduos, e conhecer a tecnologia de esterilização de resíduos perigosos de característica infectante”.

O objetivo da viagem técnica foi proporcionar aos alunos uma observação da aplicação dos processos, fortalecendo a teoria vista em sala de aula e contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais capacitados, prontos para suprir as demandas do mercado de trabalho, conforme salientam os professores.

As visitas foram realizadas pelos acadêmicos das disciplinas de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos I, Controle de Poluição dos Solos, Controle de Poluição das Águas, Tratamento de Água para Abastecimento e Tratamento de Efluentes Líquidos I.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS