Foram retomadas as atividades do programa de extensão “A inserção da empresa júnior de Engenharia Ambiental no atendimento de demandas da comunidade regional”, vinculado à empresa júnior EngTech Jr – Soluções Ambientais, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Neste ano o tema das atividades de educação ambiental é geração de energia.
As ações são realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio São José, do município de Ponte Preta, e na escola Othelo Rosa, de Erechim, com os alunos das turmas de 5ª e 6º ano. Cerca de 70 estudantes são beneficiados pelo projeto, que envolve cinco acadêmicos da UFFS.
No primeiro encontro, realizado nas últimas semanas, os universitários apresentaram a importância do tema. No decorrer do ano serão demonstrados os diferentes tipos de energia.
De acordo com a acadêmica Dirce Moretto, estas atividades têm por objetivo “incentivar a adoção de novos hábitos de consumo de energia envolvendo toda a comunidade escolar, além de colaborar com a redução do impacto ambiental e contribuir com a preservação dos recursos ambientais”. Segundo Dirce, a importância de trabalhar com o tema está em “apresentar, de maneira criativa, a utilização de energia em relação ao uso dos recursos da natureza”.