Abelhas sem ferrão: possibilidade de ampliação e oportunidade de novos investimentos em Aratiba

Diante das necessidades de termos ações voltadas para a recuperação, multiplicação e preservação das abelhas nativas sem ferrão, espécie com incidência na região, o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e agricultores de Aratiba, organizaram juntamente com o Poder Público Municipal uma discussão sobre o reconhecimento, fortalecimento e a importância desta atividade.

Outra grande motivação é a geração de renda e uma nova alternativa de implementação de novas possibilidades de investimentos na agricultura familiar, sendo que hoje três famílias que já participam destas ações, com aproximadamente 180 colmeias, de pelo menos nove espécies diferentes.

A proposta de trabalho deste grupo abrange o acesso ao conhecimento sobre as abelhas e seu manejo, com oficinas teórico/práticas, visitas técnicas, atuação nas escolas e constituição de um meliponário, intercâmbios e trocas de experiências, ampliação do número de famílias, colmeias  e organização da comercialização.

As abelhas sem ferrão são de fácil manejo e baixo custeio, alternativa de renda para as propriedades, tanto na venda de enxames como própolis e mel, sendo um alimento medicinal e de grande procura.

As abelhas ajudam a garantir a reprodução de espécies vegetais, aumentando a produção e qualidade dos frutos, polinizando e se multiplicando e muito bem aceitas em espaços urbanos, por não apresentarem riscos de ferrão.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS