“A AMAU sempre se faz presente nos eventos da Famurs pela importância das pautas municipalistas”
Presidente da associação, Delfim, prefeito de Marcelino Ramos afirma que as pautas da Assembleia de Verão dialogam diretamente com os gestores municipais
Na quinta-feira, 20, em Xangri-lá, aconteceu a solenidade de abertura da Assembleia de Verão 2025, tradicional evento da Famurs, que reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para discutir o desenvolvimento do municipalismo gaúcho. E a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), se faz presente com uma expressiva delegação.
A edição deste ano tem como tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, com intuito de reforçar que o RS tem força para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do estado. Além das delegações municipais, o evento conta com a participação de representantes dos governos estadual e federal, além de parceiros para tratar de temas que impulsionam os municípios e as regionais.
O credenciamento dos mais de mil participantes aconteceu na noite de quarta-feira (19). E durante a quinta (20) e sexta-feira (21), diversos painéis, debates e conversas sobre importantes temas de interesse dos gestores municipais.
Num dos painéis desta quinta-feira, 20, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades que os prefeitos gaúchos enfrentarão no período de 2025 a 2028. Apesar do cenário desafiador, a mensagem é clara: com planejamento estratégico, articulação política e o apoio do movimento municipalista, é possível transformar obstáculos em avanços concretos para as cidades do Rio Grande do Sul.
A CNM reforçou que, mesmo diante das dificuldades, a união dos prefeitos, vices e secretários municipais é o caminho para superar desafios e construir um futuro próspero. “O trabalho coletivo garantirá conquistas como a desoneração da folha de pagamentos, a regularidade previdenciária e a defesa dos interesses municipais em Brasília”, pontou Ziulkoski.
O presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim afirma que: “o Alto Uruguai sempre se faz presente nos eventos da Famurs pela importância das pautas municipalistas. Nos auxiliam sempre em nossos anseios e demandas. E mais uma vez a pauta dessa Assembleia de Verão, dialoga diretamente com os gestores municipais. Serão dias de grande aprendizado”, ressaltou na abertura do evento.
Por: Ascom AMAU