A 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e a 1ª Feira da Agrobiodiversidade prossegue até quinta-feira

O evento, que se encerra na próxima quinta-feira (28/09) e reúne técnicos, extensionistas rurais, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, professores,  realizou 16 oficinas  que prosseguem nesta quarta e quinta-feira.
Nádia agradeceu ainda a todos as parcerias envolvidas na realização do evento. Sônia destacou a forma participativa. “O evento busca ser referência de encontro, de troca de experiências e informações técnicas e atualização para qualificar as ações de plantas biotivas, em especial das plantas medicinais, condimentares e aromáticas”, afirmou ao destacar a importância do evento para a região e Estado. “É importante aproximar o saber popular do saber cientifico e também passar este resgate para as próximas gerações”.

O representante da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, destacou a contribuição do evento para o resgate de plantas e até de chás. “Nós, prefeitos da região do Alto Uruguai, temos uma preocupação muito grande com a saúde pública. Por isso, é fundamental essa discussão do uso das plantas medicinais, troca de experiências”.

O diretor geral da URI, campus de Erechim, Paulo Sponchiado também ressaltou a importância desse debate. “Este evento irá contribuir muito para a reflexão e difusão do conhecimento, tanto pela escolha do tema e da qualificação dos painelistas e palestrantes, como pela extensa e qualificada programação”.

Na abertura, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, também parabenizou a organização do evento e a todos os envolvidos em nome do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn e do secretário, Tarcisio Mineto e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “A Emater e a SDR são parceiras sempre para contribuir com o desenvolvimento rural”.

A 11ª edição é uma realização da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e URI Erechim. O evento conta com apoio da Prefeitura de Erechim, Universidade Fronteira Sul, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (Uergs), Universidade de Passo Fundo (UPF), Senar, Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia (Capa), Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e Cooperativa Alfa, com o patrocínio da Secretaria da Saúde, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Sicredi, Fapergs e Itaipu Binacional.

Palestra
Na sequência, Lino Moura, palestrou com foco no tema plantas medicinais, conservação da diversidade biológica e cultural. O diretor técnico da Emater/RS destacou as ações e o papel da Instituição no trabalho com plantas biotivas (medicinais, aromáticas, condimentares e plantas alimentícias e não convencionais), visando resgatar e valorizar os conhecimentos tradicionais, preservar a biodiversidade, contribuir na implantação das politicas públicas e oportunizar a geração de renda para agricultores familiares. Também enfatizou as ações em vários tipos de hortos em seus aspectos econômicos (como geração de renda), antropológico, ecológico, pedagógico, e terapêutico. “Estes espaços são importantes para a difusão do conhecimento”.

Entre as ações mais específicas da Emater/RS-Ascar, citou o resgate e valorização do conhecimento sobre a identificação e uso das plantas; promoção e orientação do cultivo; proteção e a propagação das espécies de plantas; orientação sobre o uso adequado, qualificação das experiências com capacitações de técnicos e agricultores. Moura ressaltou ainda o papel da Emater/RS-Ascar na preservação da biodiversidade; contribuição na implantação da politicas públicas que garantem oportunidade de geração de renda para agricultores familiares.

Entre as vantagens e oportunidades para o cultivo das plantas biotivas, o diretor técnico exemplificou as condições de clima e solo que permitem o cultivo de diversas espécies. “Oportunidade de inovação em saúde, existência de politicas públicas federal, e estadual e municipais da implantação da fitoterapia no Sistema único de Saúde (SUS), crescimento do mercado fitoterápico. Todas as regiões do Estado são aptas para o cultivo de algumas espécies”, garantiu Moura.

Programação Completa
27 de Setembro – Plantas Medicinais na Atenção Básica
Local: Salão de Atos – Prédio 6

8h30 – Palestra: Implantação da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS-RS
Palestrante: Farmacêutica Sílvia Czermanski – Secretaria Estadual da Saúde do RS

9h30 – Relato de Experiência: Programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis
Palestrante: Representante da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis, RS

10h – Hora do Chá

10h30 – Mesa-redonda: Prescrição e qualidade de Fitoterápicos
Palestrantes: Dr. César Paulo Simionato – UFSC
Alécio dos Passos Santos – Coordenador da Farmácia Viva Itinerante/Raizeiro
Viviane Corazza – Farmacêutica e bioquímica do Centro de Saúde da Lagoa da Conceição/Florianópolis-SC

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Palestra: Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos no Brasil: desafios e conquistas
Palestrante: Dra. Tania Mari Bellé Bresolin – UNIVALI, Itajaí/SC

15h – Hora do Chá

15h15 – Oficinas e Minicursos

17h15 – Apresentação de pôsteres de trabalhos de pesquisa e de Extensão

28 de Setembro – Plantas bioativas – cadeia produtiva

Local: Salão de Atos – Prédio 6

8h 30 – Realização do 11ª Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai
Público: Estudantes do 9º ao 3º ano do Ensino Médio
Local: a definir

8h30 – Palestra: Plantas bioativas de interesse para o manejo sanitário de agroecossistemas em transição agroecológica
Palestrante: Dr. Gustavo Schiedeck – Embrapa Pelotas

10h – Intervalo

10h30 – Palestra: Produção e comercialização de plantas medicinais no Sul do Brasil
Palestrante: Dr. Pedro Melillo de Magalhães – Unicamp – São Paulo

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Mesa-redonda: Arranjos produtivos locais em plantas medicinais e condimentares
Participantes:
Representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo
Nadia Magali Farina Fiabane da Rosa – Emater/RS-Ascar, Erechim/RS
Rodrigo Strapasson – Produtor de Plantas Medicinais e Condimentares, Erechim/RS
Cecilia Cipriano Osaida – Harmonia Natural, Canelinhas/SC

15h – Hora do Chá

15h – Leitura e aprovação da Carta de Erechim

15h15 – Oficinas e Minicursos

17h – Cerimônia de Encerramento do Evento

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS