A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que a empresa GO Soluções em Projetos foi a vencedora do processo licitatório para construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município. A empresa vai iniciar os estudos no mês que vem e tem 10 meses de prazo para entrega o trabalho. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que este projeto é mais uma iniciativa do poder público que prioriza o bem-estar da população e planeja o futuro de Erechim.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento de Erechim, Airton Pereira da Silva, essa é uma excelente notícia para Erechim, já que ele vem se empenhando há meses na concretização deste plano, que envolve projetos para modernizar, mas muito mais, humanizar toda a estrutura da cidade, tornando o município mais atrativo, seguro, melhor para viver. E pelo aspecto legal, comenta Airton, o plano é também uma adequação à lei federal 12.587/2012.
Ele explica que o Plano de Mobilidade tem como objetivo integrar as diferentes formas de deslocamentos dentro da cidade, com mais eficiência. “Criar alternativas tecnológicas com sustentabilidade e minimizar os impactos ambientais”, observa.
Etapas e participação
Segundo Airton, é importante lembrar que a comunidade, entidades, empresas, vão poder participar, colaborar, com o processo de construção do plano, em três audiências públicas.
Já com relação às etapas, o secretário adjunto comenta que a primeira terá mobilização e levantamento de informações; a segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana.
Investimento e propostas
O investimento para efetivar o estudo da Prefeitura de Erechim, via Secretaria de Planejamento, será de R$ 568.814,00 e vai envolver, por exemplo, grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, estudos sobre ciclovias/ciclofaixas e um inventário de todo o sistema viário.
Projeto complexo
No entanto, o secretário adjunto Airton ressalta que este é um trabalho complexo, porque está ligado a toda infraestrutura de Erechim, que tem 71,17 quilômetros quadrados de área urbana, e área total de 429,17 quilômetros quadrados.
Mais qualidade de vida
“São vários os benefícios do Plano de Mobilidade e todos envolvem sustentabilidade econômica, social e ambiental”, afirma o secretário adjunto Airton, que acrescenta, “mas principalmente, o maior deles é uma cidade melhor para se viver”.
Próxima fase
Depois que o Plano de Mobilidade for entregue, aí se entra numa nova etapa, que será a elaboração dos projetos para executar as propostas dos estudos, que vai levar em conta a situação atual do município, cenários futuros de curto prazo (2 anos), médio (6 anos) e longo prazo (10 anos).
Por Assessoria de Comunicação