Investimentos na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e questão da seca em pauta na Capital do Estado

O vice-prefeito e secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Flávio Tirello e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski seguem nesta quarta-feira (22), cumprindo uma série de agendas na Capital do Estado.

 

Na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, os dois foram recebidos pela assessora jurídica, Tayla Marodin. Entre os temas abordados, os investimentos através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, anunciado no início do mês, que vai dar aporte de R$ 275,9 milhões de reais para investimentos em qualificação da irrigação, fortalecimento da agricultura familiar e melhorias nos acessos às propriedades para facilitar o escoamento da produção agropecuária. O município já está em fase de conclusão do Projeto Técnico que será enviado com objetivo de contemplar no programa construções de cisternas, açudes, irrigação e horas máquinas.

 

O município também apresentou dados prévios que estão sendo levantados com apoio da Emater/RS-Ascar, que aponta aproximadamente prejuízos de 40% na produção de milho, 10% na produção de soja e 15% na produção leiteira, devido à estiagem. Depois da conclusão do levantamento dos números, o município deve Decretar Situação de Emergência Agrícola.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski frisou a importância de externar junto ao Governo do Estado as dificuldades que a área enfrenta no município. “Nós teremos através do Programa Avançar a possibilidade de contemplar nossos produtores rurais e estamos preocupados com os efeitos que a estiagem podem deixar na vida das famílias que dependem da produção no campo”, explica.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS