A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio do Escritório Regional de Erechim, seguindo os protocolos sanitários, ministra capacitação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) na produção de Erva-Mate, voltada para produtores de erva-mate da região do Alto Uruguai. O curso será realizado nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/11).
No primeiro dia do curso, com início às 9h, serão ministrados os temas realidade do setor ervateiro na região de Erechim, pelo engenheiro agrônomo e extensionista Luiz Angelo Poletto. Na sequência, das 9h45 às 10h30, o extensionista e engenheiro agrônomo Ilvandro Barreto de Melo abordará o tema avaliação da qualidade da muda (padrão de qualidade de muda de erva-mate, origem genética, boas práticas de viveiro, o que observar como indicador de que o viveiro está utilizando boas práticas de produção de mudas, características a ser observadas nas raízes e parte aérea e rustificação da muda).
A programação segue, das 10h45 às 12h, com o assunto adequação e preparo do solo para implantação e plantio do erval (recomendações de preparo do solo, subsolagem, planejamento de estradas, coleta e análise de solo, recomendações de alinhamento, de espaçamento, época e sistema de plantio, sistema agroflorestal, proteção das mudas, uso do gel – forma de preparo, mudas de tubete, em saco ou raiz nua, posição da muda na cova ou no sulco), que será explanado pelo extensionista Ivonir Biesek.
Na parte da tarde, a capacitação prossegue com Ilvandro Barreto de Melo, que abordará os temas manejo de plantas de cobertura e plantas invasoras, fertilização e nutrição de ervais (adubação e calagem, adubação verde, adubação química, avaliação conforme análise de solo, interpretação da análise de solo e recomendação de adubação, período de adubação, fertilização foliar – diagnóstico em elaboração junto com a Seapdr) e sobre controle de pragas e doenças (principais pragas que ocorrem na região, ampola, ácaros, broca dos ponteiros, corintiano, cochonilhas, lagartas, adequação do manejo para redução da incidência de pragas, controle biológico de pragas, podridão de raízes e mal da teia).
A capacitação prossegue na sexta-feira (05/11), com reinício às 8h15, com os temas colheita e transporte, gestão de custos, rastreabilidade, entre outros. Na parte da tarde, está programada uma prática de campo. A atividade integra as ações do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, do Governo de Estado, coordenado pela Seapdr e executado pela Emater/RS-Ascar.