Arquitetura e Urbanismo da URI promove competição de pontes de espaguete

Trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma 2015-2, através da disciplina de Teoria das Estruturas

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades manuais e intelectuais, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI desenvolveu a 2ª edição da Competição de Pontes de Espaguete. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma 2015-2, através da disciplina de Teoria das Estruturas, ministrada pelo professor Renan Scapinello.

        A atividade, que foi desenvolvida em dois grupos, consistiu em calcular, projetar, construir e ensaiar uma ponte treliçada de macarrão a partir de dados fornecidos e mediante um peso máximo estabelecido. Além da construção, os alunos entregaram um projeto detalhado especificando os cálculos que permitiram o dimensionamento das barras da ponte, submetidas à tração e à compressão e, também, à estimativa da carga de colapso. Sagrou-se campeã a ponte que resistiu ao maior carregamento.

        Após ensaio realizado, através de vídeos e imagens, determinou-se as falhas de projeto e o que ocasionou o rompimento de cada estrutura.

        A execução do trabalho motivou os alunos a buscarem respostas aplicadas aos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, desenvolvendo a cooperação e, principalmente, o trabalho em equipe.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS