Acadêmicos da URI apresentam alternativas para humanizar espaços públicos 

Os cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, que já estão utilizando o modelo de Graduação Ativa, têm atuado intensamente para criar soluções a problemas urbanos que buscam uma melhora na qualidade de vida da população regional. As ações fazem parte da disciplina de Projeto Integrador II que atende à nova graduação.

Por essa razão, os alunos do segundo semestre desses cursos foram divididos em equipes multidisciplinares e desafiados a criar um projeto de espaços urbanos para lazer, conhecidos como Parklets, incluindo conceitos e tecnologias vinculados à sociedade 5.0, como cidades inteligentes, gestão eficiente, sustentabilidade e acessibilidade. A iniciativa atende, ainda, a Lei Municipal 6831, de 02 de junho de 2021, que dispõe sobre a regulamentação de instalação e uso de extensão temporária de passeio público, denominada Parklet, no município de Erechim.

No último dia 08 de outubro, os acadêmicos apresentaram em formato de vídeo e pôster os projetos conceituais que foram desenvolvidos na primeira etapa da disciplina. Os alunos foram orientados pelos professores orientadores da disciplina, Cristina Vitorino da Silva, Jessie Carvalho Bruhn, Cássio Luciano Baratieri, Darllan dos Santos, Marco Antônio Sampaio Ferraz de Souza e Rogério Dal Lago, bem como pelos colegas, onde discutiu-se todos os aspectos dos projetos e sugeriu-se melhorias a serem realizadas.

Assim, após realizadas as alterações sugeridas, os grupos apresentaram os projetos, no dia 15 de outubro, para empresas da região, no intuito de buscar parceiros para a implementação desses espaços na cidade de Erechim. A apresentação foi feita em formato de vídeo e na forma de pôster, onde os grupos foram questionados pelos empresários possibilitando uma discussão detalhada de pontos relevantes de cada projeto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS