Estado confirma a presença da variante delta do coronavírus em Passo Fundo
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta terça-feira (17/8) mais 11 casos da variante delta do coronavírus, incluindo casos confirmados de residentes em Passo Fundo.
A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
De acordo com o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), ambos ligados ao Cevs, têm tecnologia e recursos humanos para realizar esse tipo de sequenciamento genético. Os testes não são realizados com maior frequência pela dificuldade de aquisição e alto custo dos insumos necessários.
Presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil, a variante delta preocupa por ser mais transmissível do que as outras cepas do vírus da covid-19. Além disso, a variante delta é uma das chamadas “variantes preocupantes” classificadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por terem a possibilidade de gerar reinfecção em quem já teve a doença ou de possivelmente escapar da cobertura vacinal.