Falta de médico legista aumenta espera e sofrimento de famílias que enfrentam mortes violentas em Erechim

Segundo o IGP, um novo profissional deverá ser destinado ao município até o final de agosto

A falta de médico legista tem causado transtornos e aumentado o sofrimento de famílias que enfrentam situações de mortes violentas em Erechim região.

Sempre que ocorre um suicídio, homicídio ou acidente de trânsito, os corpos precisam passar por necropsia junto ao Departamento Médico Legal. Atualmente Erechim é atendido por apenas um profissional legista que cobre metade da semana com plantões no município. Nos dias de semana que não há médico legista em Erechim, os corpos são encaminhados a Passo Fundo. Nos finais de semana a situação é ainda pior pois as cidades de Carazinho, Soledade, Passo Fundo e Erechim se revezam nos plantões.

No último sábado, uma família precisou aguardar por quatro horas pela chegada da perícia e mais de 12 horas pela liberação do corpo.

Diante da situação a reportagem da Rádio Cultura procurou o IGP e conversou com Ricardo Durks, coordenador regional do Instituto Geral de Perícias. Segundo ele a falta de profissionais atinge também outros municípios. Durks informou que o Estado está formando uma nova turma de servidores e que possivelmente até o final de agosto deverão ser lotados os novos profissionais. Ele afirmou que Erechim terá mais um médico legista após a formação da nova turma.

Ricardo Durks ressaltou o esforço do IGP para contemplar o município que é o segundo maior da região e destacou que com a nomeação do profissional a demanda deverá ser sanada.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS