Bares, restaurantes, missas e cultos religiosos poderão ter atividades flexibilizadas na região de Erechim

O Gabinete de Crise juntamente com o Grupo Técnico Saúde do Estado retirou nesta semana o Alerta do sistema de monitoramento 3 A’s da região de Erechim que compreende os 32 municípios da AMAU, além de Rios dos Índios e Nonoai.

A retirada do alerta se deu depois que o município registrou queda expressiva no número de confirmados com Covid, que atingiu 553 casos por 100 mil habitantes no dia 15 de junho e, na terça (6/7), caiu para uma taxa de 226,7 por 100 mil habitantes, bem próximo da média estadual (209,5). O número de óbitos e a queda persistente de internados em leitos clínicos também contribuíram.

Em entrevista a Rádio Cultura na manhã desta sexta-feira, o Coordenador do Comite Covid da Amau Jackson Arpini afirmou que o Comitê Regional deverá se reunir para reavaliar as medidas adotadas até então. Arpini disse que as medidas foram tomadas com base nos indicadores que demonstravam a necessidade de medidas mais rígidas naquele momento e que a retirada do alerta importa em uma reavaliação do cenário. “Há a possibilidade de se flexibilizar de forma muito serena e responsável algumas coisas, especialmente aos segmentos mais prejudicados”, afirmou Arpini.

Segundo ele a apresentação de musica ao vivo será autorizada em bares e restaurantes, porém a segue proibido as pistas de dança. Em relação às missas e cultos religiosos Arpini afirmou que há a possibilidade de se permitir um número maior de pessoas nos templos religiosos.

Um decreto municipal deverá ser editado e publicado ao longo do dia com o novo regramento. Se os números seguirem em queda, o próximo passo deverá ser a flexibilização do horário de funcionamento de estabelecimentos como bares, restaurantes e similares.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS