Vereador Alessandro Dal Zotto sugere iluminação especial na Câmara no mês de combate à leucemia

Encontro com a presidente Ana Oliveira serviu para integrar o legislativo à iniciativas de prevenção em saúde

A presidente do legislativo, Ana Oliveira, recebeu na manhã desta quinta-feira (11) o vereador Alessandro Dal Zotto (PSB).

O parlamentar entregou em mãos, sugestão para iluminação especial no edifício da Câmara municipal, em alusão ao mês de combate à leucemia.

A vereadora agradeceu e parabenizou o parlamentar pela iniciativa,  afirmando ser de extrema importância que o legislativo também seja parte desta e de outras campanhas preventivas e de informação, como alertas à população no cuidado com a saúde e a vida. A presidente também aproveitou para informar que uma das primeiras ações à frente do legislativo, foi a instalação de nova iluminação externa, e que deverá estar pronta no decorrer dos próximos dias.

Saiba Mais:

A campanha ‘‘Fevereiro Laranja’’ tem o objetivo de conscientizar a população para doação de medula óssea, que está entre as principais formas de tratamento, juntamente com o diagnóstico precoce. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente de origem desconhecida.

Tipos de leucemia:

Leucemia mieloide aguda (LMA)

Pode acontecer em adultos e crianças, mas a incidência aumenta com o avanço da idade. Tem o tempo de evolução curto, de poucas semanas, e a célula maligna que está envolvida é a imatura, quando uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética transformando-se em uma célula cancerosa. A medula óssea é invadida por essa célula e deixa de produzir as células saudáveis.

Leucemia mieloide crônica (LMC)

Na maioria dos casos a doença é diagnosticada em adultos na quinta década de vida, ou seja, aos 50 anos. A LMC tem como célula maligna envolvida a do tipo madura e diferencia-se de outros tipos de leucemia pela presença do cromossomo Philadelphia (Ph+), anormalidade genética nos glóbulos brancos, ocasionando uma fusão entre dois cromossomos, os de número 9 e 22.

Leucemia linfoblástica aguda (LLA)

É um tipo de leucemia que afeta as células linfoides e evolui de maneira rápida. A LLA é comum na infância, mas apresenta cerca de 80% de cura na infância. Apesar de apresentar mais casos na infância, alguns adultos também podem ser diagnosticados com a doença.

Leucemia linfocítica crônica (LLC)

Afeta as células linfoides e tem desenvolvimento lento. Mais comum em idosos, estudos mostram que a LCC é uma doença dos glóbulos brancos adquirida ao longo da vida, mas ainda não se sabe os fatores para o seu surgimento. Esse tipo de leucemia muitas vezes também não apresenta sintomas e pode ser diagnosticada durante exames de rotina

Como se tornar um doador

Para se tornar doador é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Também é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar com a saúde em bom estado geral, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico. Algumas questões de saúde não impedem a doação, mas é necessária a análise de cada caso por um especialista.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS