Nesta semana a Uirapuru noticiou que o convênio dos testes para o Coronavírus entre a UPF e prefeitura de Passo Fundo local está chegando ao fim. Inicialmente eram cerca de 2 mil testes a serem realizados em nossa cidade. Conforme a Secretária Municipal de Saúde Carla Beatrice Gonçalves o município está vendo uma forma de continuar o convênio.
Em entrevista na Uirapuru o professor coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF, Dr. Luiz Carlos Kreutz, explicou que o convênio previa a realização de duas mil amostras de exame pelo teste de RT-PCR que é o exame recomendado pela Organização Mundial da
Segundo o professor, a equipe de análise já está trabalhando há quase 14 semanas e com mais de 1.620 exames realizados. A UPF possui ainda algumas amostras para serem analisadas dentro do convênio. Os exames estão sendo realizados com tecnologia e equipamentos locais, com insumos que foram adquiridos pela Prefeitura para a análise de duas mil amostras.
Sobre a possibilidade de continuidade a realização dos testes, o professor disse acreditar que sim, pois o serviço é de extrema importância. Ele acredita que é de interesse do município e da região que esse laboratório seja mantido para colaborar no diagnostico de outras doenças respiratórias também.
Fonte: Rádio Uirapuru