Gaurama está vacinando a população para prevenir a Febre Amarela
Com apenas uma dose, crianças e adultos ficam imunizados por pelo menos 10 anos
O Ministério da Saúde orientou que a vacinação contra a febre amarela deve ser feita em todas as regiões do país. A doença é transmitida por meio de picada de mosquito. Nas regiões de mata, é o Haemagogus e Sabethe e nas áreas urbanas é o Aedes aegypti, conhecido também por ser o transmissor da dengue, zica vírus e outros.
Para garantir a prevenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gaurama já disponibiliza as doses. Precisam se imunizar crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos.
A técnica de enfermagem, Élide Pazza (foto) afirma que recebeu orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (a qual Gaurama está inserida), de que o vírus já foi encontrado na região e para evitar uma epidemia, a população deve ser vacinada o quanto antes. “Não temos registros de febre amarela aqui em nosso município, por isso precisamos prevenir o aparecimento da doença. Estamos atendendo de terça e quinta, das 8h às 12h e das 13h às 17h junto à UBS”.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem:
* início súbito de febre;
* calafrios;
* dor de cabeça intensa;
* dores nas costas;
* dores no corpo em geral;
* náuseas e vômitos;
* fadiga e fraqueza.
A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% desenvolvem uma forma mais grave da doença cujo os sintomas são:
* febre alta;
* icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
* hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
* eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
“Nosso governo preza pela prevenção e não mede esforços para garantir a saúde dos gauramenses. A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la, porém na dúvida, a população pode nos procurar”, enfatiza a Secretária Saúde de Gaurama, Márcia Wosniak Devens.