Ampla programação durante o Maio Vermelho

O setor de Odontologia do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Curso de Odontologia, da URI e Associação Brasileira de Odontologia/ABO Alto Uruguai, com apoio do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio Grande do Sul, está realizando uma série de ações alusivas ao Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer bucal.

Programação:

Dia 16: Encontro de saúde bucal com os cirurgiões dentistas da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho, na 11ª CRS;

Dia 24: Capacitação sobre “Patologia Bucal – diagnóstico e tratamento”, com Gabriela Caovilla Felin, Especialista em Bucomaxilofacial, no Anfiteatro da URI;

Dia 28: Palestra de prevenção e cuidados contra o Câncer Bucal e realização de exames clínicos aos usuários do CAPS AD e CAPS II;

Dia 31: Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, data onde serão realizados exames e orientações preventivas aos usuários da rede SUS, pelos cirurgiões dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Erechim.

Também haverá a participação das agentes comunitárias de saúde na busca ativa de pacientes que tem predisposição para a enfermidade, no sentido de direcionar para a realização do exame bucal no dia 31, nas UBS´s.

Nesta quarta-feira, 15, foi realizada uma reunião pelas entidades parceiras da campanha para definição das estratégias, com a participação dos cirurgiões dentistas Anderson Pillon, Coordenador de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, Jackson Arpini, Vice-Presidente da ABO/AU, Antônio Iponema Costa, Coordenador do Curso de Odontologia da URI – Campus de Erechim e Scheila Longo, Especialista em Saúde, da 11ª CRS.

Durante o período também será abordado o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde em 2019, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco exerce sobre a saúde.

Para o Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, Anderson Pillon, com o serviço de diagnóstico com ênfase em Câncer de Boca, existente junto ao CEO na URI Campus de Erechim, o município passa a atuar em uma frente que antes não era possível.

“Hoje possuímos um serviço de referência para encaminhamento de lesões suspeitas detectadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. No CEO, biópsias podem ser realizadas em casos suspeitos e posterior encaminhamento para o serviço de oncologia da Fundação Hospital Santa Terezinha (FHSTE) caso for necessário”, finaliza Pillon.  

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS