Decoração típica para a Festa do Kerb Dourado já está pronta
A tradicional festa alemã ocorre de 18 a 21 de janeiro na comunidade de Sede Dourado, distrito de Aratiba.
Administração municipal de Aratiba, através da Secretaria de Cultura, fez a entrega ontem (09) da decoração típica alemã para a festa do Kerb de Dourado. As festividades ocorrem sempre no terceiro final de semana do mês de janeiro, tendo como início na sexta feira e terminando na segunda-feira com momento de confraternização, a festa do peixe. São quatro dias de alegria, de reencontro e da melhor música, regada com muita bebida e comida típica alemã.
O Prefeito de Aratiba Guilherme Granzotto falou da importância do evento para o município. “Nosso governo investe bastante na preservação da Cultura e a Festa do Kerb é uma delas. O Kerb de Dourado é uma das maiores festas do nosso município e da região. Consideramos importante manter esta importante cultura e manter a tradição de nossa gente e de nossos antepassados”, disse.
A abertura do Kerb 2019 será na sexta-feira (18) com missa às 21 horas na igreja matriz São Pedro. Logo após terá baile no salão Paroquial com a Banda Real de Nova Petrópolis. A segunda noite de festa será no sábado (19), no Clube Progresso com a banda K`necus. No domingo (20), ao meio dia, terá almoço na sede esportiva do Clube Progresso, com presença da Orquestra La Montanara, que à noite animará a última noite do Kerb. Na segunda-feira (21) ocorre a festa do peixe na Sede do Esporte Juventude de Dourado.
Também é tradicional da festa a o Bierwagen. Na quinta-feira (17) o Bierwagen passa pelas ruas de Aratiba e no sábado (19) à tarde pelas ruas da comunidade de Dourado.
Histórico
O Kerb de Dourado é uma tradicional festa alemã, se realiza desde 1933 e faz parte do calendário festivo do município de Aratiba. Nestes anos, a festa traz consigo algumas peculiaridades importantes: os filhos da comunidade ordenados padres e religiosos é que presidem e coordenam a missa de abertura na igreja da Paróquia São Pedro; é um momento de retorno dos ex-moradores da comunidade; e embora havendo uma crescente miscigenação cultural, o Kerb mantém sua tradição na dança, nos pratos típicos, bebidas, muita música e na vida religiosa.