Prefeito recebe o escritor gaúcho Luiz Coronel

O prefeito Luiz Francisco Schmidt recebeu, na tarde desta terça-feira, 27, em seu gabinete, o escritor gaúcho Luiz Coronel que esteve em Erechim para palestrar na 20ª Feira do Livro, oportunidade em que presenteou o chefe do Executivo com suas últimas obras. Acompanhando o escritor, Fernando Losado da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Entre os temas de debate, a Feira do Livro de Erechim, escritores e autores renomados do Brasil e da América Latina, além da política local, estadual e nacional com a posse dos novos dirigentes eleitos na última eleição. Também no momento, ocorreu a entrega de um PIN do Centenário de Erechim.

Quem é Luiz Coronel

Sua obra principal localiza-se dentro da temática regional gaúcha. Integrou o momento glorioso da música regional reconhecido como marco da reformulação de linguagem de nossa MPG. São deste período os Cantos de Gaudêncio 7 luas e Cantos de Leontina das Dores. Os 10 Cantos de Leontina das Dores, um verdadeiro balé sobre a alma da mulher gaúcha, presentemente estão sendo gravados por Fafá de Belém, sob a regência do maestro Evandro Mattê.

A obra regional do autor está sendo organizada no CD-book “Memoráveis Parcerias” Participou do Festival MPB Shell em 1981 com a música “Estamos aí”, gravada posteriormente por Berê num compacto pela gravadora Copacabana. É autor de músicas regionalistas.

Com mais de 70 obras, recebeu prêmios no Brasil, Espanha e México (Prêmio Nacional de Poesia, MEC 1973, com a obra Mundaréu) e tem edições traduzidas para o inglês e alemão. Desde 1996, publica semanalmente poemas na seção “Arte & Agenda” do Jornal Correio do Povo. Em 2011, foi candidato a Patrono da 57ª Faira do Livro da Capital do Estado.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS