Dom José abre ano do centenário da Paróquia da Catedral

Em missa às 09h deste domingo de sol esplêndido e temperatura agradável, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com destaque para a Vocação à Vida Religiosa dentro do mês vocacional, Dom José, no sexto ano de seu ministério episcopal na Diocese de Erexim, fez a abertura oficial das celebrações do ano do centenário da Paróquia da Catedral São José. A missa, nos 99 anos da Paróquia, foi concelebrada pelo Bispo emérito, Dom Girônimo Zanandréa, pelo Pároco e Vigário paroquial, Pe. Alvise Follador e Pe. Jean Carlos Demboski, pelo Coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Giovani Momo e pelo Pe. Geraldo Moro, que foi um dos vigários paroquiais. A celebração contou também com a participação do Diácono Pascoal Pozza, de muitos ministros e ministras, religiosos, delegações das 16 comunidades da Paróquia e do Coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala.

No começo de sua homilia, Dom José ressaltou o início das celebrações do ano do centenário da Paróquia São José, a vida e participação dos religiosos e religiosas no processo de evangelização da Diocese e recordou o primeiro ano de falecimento do senhor Idylio Badalotti, gerente da Rádio Difusão por 55 anos, que muito colaborou para que a mensagem de paz do Evangelho chegasse às famílias. Depois referiu-se à solenidade da Assunção de Nossa Senhora, oportunidade para se refletir sobre a misericórdia divina na história da humanidade, na história de cada pessoa, como a própria Virgem Maria o fez em seu hino de louvor a Deus pelas maravilhas que nela realizou. Enfatizou a dimensão da fé como peregrinação e fidelidade ao Senhor, a exemplo de Maria que foi servir a Isabel.

Abertura oficial do ano do centenário da Paróquia São José

Concluída a homilia, Dom José assim se pronunciou: Estimada comunidade, neste dia em que celebramos os 99 anos de criação da Paróquia São Jose, reanimamos em nós a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus, Nosso Senhor. Na abertura deste ano centenário, trazemos em nós muitos sonhos e esperanças de quem aqui faz sua história desde o início de nossa Paróquia, com suas alegrias, trabalhos, suor e orações. Maria e São José continuem a nos apontar caminhos de Jesus Cristo, luz do mundo, para seguir. Cantamos alegres a glória de Deus nestes quase 100 anos, o centenário de graças, de fé e de evangelização. Declaramos, portanto, aberto, irmãos e irmãs, o ano do centenário da Paróquia Catedral São José.

Nesse momento, houve o toque festivo dos sinos e a execução do hino do centenário pelo Coral, enquanto representantes das 16 comunidades da Paróquia colocaram uma vela em frente ao banner de cada delas com a foto de seu respectivo padroeiro.

Imagem estilizada do padroeiro e agradecimentos do Pároco

Antes da bênção final da missa, a convite do Pároco, Dom José, a Irmã Ivaldina Basso, representante do Núcleo dos Religiosos da Diocese de Erexim, e Moacir Loat, Coordenador da equipe de liturgia da Catedral e em nome da Comissão do Centenário, colocaram a sexta peça no mosaico que formará, no final das celebrações do centenário no dia 18 de agosto do próximo ano, a imagem estilizada do padroeiro São José, a logo do centenário com seu tema, “Paróquia São José: 100 anos de fé e evangelização” e seu lema, “Com São José, alegres discípulos missionários de Jesus”. (A quinta peça foi colocada na véspera, dia 18).

Pe. Alvise externou agradecimento a Dom José, aos concelebrantes, aos ministros e ministras, às delegações das comunidades, ao Coral N. Sra. de Fátima e a seu regente, à Rádio Difusão e a diversos colaboradores. Concluiu ressaltando o início da caminhada rumo ao centenário da Paróquia, com celebrações, confraternizações, memória histórica até o dia 18 de agosto do próximo ano, às 17h, com a solene missa festiva de encerramento das comemorações. Disse desejar celebrar este “centenário de graças, de fé e evangelização” com o sentimento de reconhecimento e gratidão a todos os que fizeram e fazem parte desta bela história centenária, contando com a participação e colaboração de toda a comunidade, com a intercessão de São José, o padroeiro, e Nossa Senhora da Glória.

Tríduo preparatório à celebração de início do Ano do Centenário

Nos dias 15, 16 e 17, foi realizado o tríduo em preparação à celebração dos 99 anos da Paróquia e abertura das comemorações do ano do seu centenário.

A missa do primeiro dia do tríduo foi presidida pelo Pároco, Pe. Alvise Follador, com a participação especial do Colégio Franciscano São José. A celebração contemplou de modo especial a família, no contexto da Semana Nacional da Família. A partir do evangelho do dia, Pe. Alvise, na homilia, destacou alguns valores fundamentais para a vida, dignidade e santificação das famílias, como fé, oração, amor, perdão, solidariedade. Durante a homilia, alguns jovens levaram para frente alguns blocos em forma de tijolos, com palavras de valores da família mencionados com os quais formaram uma casa.

No início da celebração, 100 crianças do Colégio depositaram, junto ao altar, 100 flores representando a caminhada do centenário da Paróquia São José. Após a oração final da missa, Pe. Alvise explicou para a comunidade a construção do mosaico (quebra cabeça) com a imagem de São José e a logo do centenário, confeccionados-estilizados por Aurélio Fred, do Ateliê 15, de Minas Gerais.  São 40 peças a serem colocadas num quadro de um metro e quarenta centímetros por dois metros, ao longo das 40 celebrações previstas até a comemoração festiva dos 100 anos da paróquia, em agosto de 2019.

A primeira peça foi colocada pela Diretora do Colégio Franciscano São José, Irmã Silvana Arboit e pelo próprio Pároco.

O segundo dia do tríduo, a missa foi presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Jean Carlos Demboski, com participação especial do colégio Marista Medianeira.

A Diretora do Colégio Marista Medianeira, Cheila Milczarek, e o Irmão Canísio Pull colocaram a segunda peça no mosaico.

O terceiro dia contou com duas celebrações. Às 14h30, houve o encontro de oração do Apostolado da Oração das sete Paróquias da cidade. A coordenadora do apostolado da Oração da Catedral, Ivone Onhate e a da Diocese, Lisete Chiaradia, colocaram a terceira peça no mosaico que formará a imagem estilizada de São José.

Às 18h30, a missa teve a participação da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Gaurama, que também está vivendo o ano de seu centenário. Foi criada no mesmo dia 19 de agosto de 1919. Aquela Paróquia esteve presente com seu Pároco, Pe. Ivacir João Franco, coral, coroinhas e em torno de 35 outras pessoas.

Dois de seus representantes, Dileta Dalmolin Dassi e Sadi Mores, colocaram a quarta peça no mosaico.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS