Senadores aprovam renegociação de dívidas de produtores rurais

O Senado aprovou o projeto conhecido como “Refis do Agro”, que cria uma linha especial de financiamento para renegociar dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos e dificuldades econômicas entre 2019 e 2025. A proposta busca ajudar agricultores prejudicados por secas, enchentes, geadas e quebras de safra, oferecendo condições facilitadas para regularizar débitos e manter a atividade produtiva.

Embora tenha participado das negociações, o governo federal demonstrou preocupação com o impacto fiscal da medida. Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, o programa pode alcançar cerca de R$ 200 bilhões em operações, com custo potencial de até R$ 140 bilhões para o Tesouro Nacional ao longo dos próximos anos.

O governo também alerta para o risco de restrição do crédito rural caso os custos do programa sejam considerados excessivos pelas instituições financeiras. Agora, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados, enquanto o Executivo busca ajustes para reduzir os impactos nas contas públicas.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS