Sessão Solene resgata os 60 anos do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali

Iniciando os trabalhos da noite, Oldra citou uma frase do livro O Pequeno Príncipe “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Quando uma pessoa cria laços com outra, sejam de amizade ou amor, essa ligação se torna uma responsabilidade. Você tem de cuidar e alimentar a relação, para que o sentimento não acabe.

 

“E é assim senhoras e senhores presentes nesta noite de homenagem, que o Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali trabalha há 60 anos com seus alunos, professores funcionários. Estes que, cada um a seu modo, fizeram a história deste educandário”.

 

Já contextualizando o tema Erechim 100 anos, que tem seu início no próximo mês, oportunidade em que se estará resgatando os feitos de nossos antepassados, Oldra ressalta que podemos sim, colocar o Colégio Haidée nesta linha do tempo, “afinal, 60 anos é um bom tempo para colecionarmos histórias, feitos, vitórias e termos a satisfação de já ter formado milhares de jovens que por estes bancos escolares já passaram”.

 

O Colégio foi criado no dia 07 de fevereiro de 1957 e era reconhecido como Grupo Escolar 14 de Julho. Em 1959 passou a chamar-se Grupo Escolar Haidée Tedesco Reali em homenagem à Primeira Professora e Primeira Delegada de Educação de Erechim, Professora Haidée Maria de Loudes Tedesco Reali, filha de uma das mais tradicionais famílias , Senhor Teodoro Tedesco e Maria Aglas Tedesco.

 

Em 1962 iniciava suas atividades como escola industrial de Erechim, que logo passou a ser chamada de Escola Técnica Industrial e Ginásio Industrial Dr Salvador Caruso Mac Donald. Encerrou suas atividades em 1976, sendo ocupada pelo Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali. No primeiro ano, na escola industrial funcionavam os cursos de Mecânica de Automóvel, Construção Civil, Arte Culinária, Corte e Costura e Bordado.

 

A partir de 1968, a Escola Industrial, que só funcionava no período diurno, começou a funcionar também à noite, elevando sua matrícula de 700 para 1.100 alunos. Possuía equipamentos, ferramentaria, instalações de ótima qualidade e em quantidade para suportar o aprendizado de seus alunos.

 

Houve várias tentativas de transformar o Ginásio Industrial em Escola de 2º Grau. Funcionavam na escola, cursos de formação de 240h, como pedreiro, eletricista de automóvel, eletricista enrolador, desenhista mecânico, plantista de móveis, desenho industrial e outros.

 

“E Erechim, com a pujança de seu parque industrial, por certo absorveria todos os alunos se esta continuasse a funcionar. Foi aqui que o Ensino Técnico mereceu especial atenção do MEC e da SEC. Em substituição à Escola Técnica Industrial, as oficinas então existentes foram ocupadas pelo SENAI, através de Convênios e que até hoje cumprem o seu papel de formação de profissionais nas diversas áreas da Indústria de Erechim e Região”.

 

Devido ao esforço de Professores e Comunidade Escolar, o Haidée cresceu surpreendentemente, acompanhando o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade. No início o Colégio atendia também a Pré Escola. Atualmente conta com 80 Professores e 18 Funcionários e atende 500 alunos do Ensino Fundamental; 278 do Ensino Médio; 86 dos Cursos Técnicos Eletrotécnica e Mecânica diurno; 162 alunos do Ensino Técnico Noturno em Contabilidade, Eletrotécnica e Mecânica. Parceria SENAI e 48, estagiários. Um total de 1.074 estudantes.

 

O Haidée tem por filosofia a Educação e Formação Integral da pessoa humana, articulando educação e trabalho. A integração Família / Escola e Comunidade está representada pelo Trabalho do CPM) Clube de Mães, Grêmio de Alunos, Grêmio de Professores e Conselho Escolar, muito atuantes e comprometidos com a Instituição.

 

“Após três décadas de parcerias com o SENAI/Erechim e a construção de uma linda história na formação profissional, a partir de 2018 os Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Mecânica serão responsabilidade de atendimento do Colégio Haidée.

Dessa forma, o desafio da comunidade local e regional aumenta ainda mais. A comunidade escolar, a Frente Parlamentar desta casa, o Poder Executivo e o Setor Empresarial têm uma missão de garantir que os Cursos Técnicos permaneçam no Haidée com a garantia do Governo do Estado, oportunizando aos jovens e adultos, cursos gratuitos e de qualidade”, justifica.

 

Oldra garante que esta será uma missão da comunidade local e regional para garantir aos jovens e adultos cursos profissionalizantes públicos, gratuitos e de qualidade. Desta forma, o Haidée  tem procurado proporcionar ao educando condições para a sua formação integral. “O trabalho da Escola é voltado para a grandeza da cidade de Erechim. Nossa história é ampla e transcende os limites do tempo, desde sua criação até os dias atuais”.

 

A participação de todos os envolvidos permite esta história de 60 anos para prosseguir e continuar preparando jovens cidadãos. Lembrando os 18 Diretores e Diretoras que, juntamente com suas equipes de Professores, Funcionários e Comunidade Escolar, construíram uma caminhada de muitas conquistas.

 

“O nosso reconhecimento à atual Equipe diretiva da Escola, que procura desenvolver uma administração dinâmica e participativa e é formada, hoje, pelos professores Darlan Dinorvam da Rocha, Diretor; Professora Leonice Refatti, Vice diretora  da manhã; Professora Potira Delazeri,  Vice Diretora da Tarde e  Professora Márcia Camerini Alves, Vice diretora da noite”.

O proponente Vereador Alderi Oldra fez um agradecimento às  ex equipes Diretivas e equipe atual,  Aos ex Professores e Funcionários e Equipe atual de professores e funcionários, aos ex alunos e alunos que freqüentam hoje o educandário, aos pais,  Vereadores e autoridades presentes.

 

Em nome da escola o atual diretor, Darlan agradeceu o momento histórico, especialmente ao vereador Alderi Oldra por proporcionar uma noite de homenagens a escola, como a todos os seus alunos, professores e funcionários que, cada um a seu modo, colaboram com o educandário.

 

 

Foto 01: Momento da homenagem com direção, professores e vereadores

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS