Brasileiros devem reservar dinheiro extra para a conta de luz no mês de maio

Conta de luz ficará mais cara com o anúncio da bandeira tarifária amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária de maio será amarela, o que adiciona R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. A mudança ocorre após quatro meses de bandeira verde, devido à redução das chuvas e menor geração hidrelétrica, exigindo o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

O impacto médio nas contas deve variar entre 5% e 15%, atingindo mais de 22 milhões de consumidores. Parte dos aumentos pode ser suavizada pelo diferimento tarifário, que adia custos para ciclos futuros.

O sistema de bandeiras indica as condições de geração de energia: verde (sem custo extra), amarela (custo moderado) e vermelhas (custos mais altos). A Aneel também reforça a importância do consumo consciente para evitar desperdícios.

Com dificuldades de implementar medidas para conter a previsão de alta média de 8% em 2026, a conta de luz segue como preocupação do governo, pois o índice segue acima da inflação.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS