Trabalho do Curso de Odontologia da URI é premiado em 1º lugar em Congresso Gaúcho
Acadêmicos do Curso de Odontologia da URI participaram, entre os dias 28 a 30 de junho, do 22º Congresso Odontológico Rio-Grandense (CORIG), realizado no Centro de Eventos da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul. O evento, que teve como temática “Conhecer para Transformar”, é considerado o maior e mais tradicional encontro da Odontologia da Região Sul do Brasil.
Além de participarem das diversas conferências, os acadêmicos também apresentaram 18 trabalhos científicos que se somaram aos 150 posteres apresentados.
A Academia Gaúcha de Odontologia premiou os três melhores trabalhos entre as categorias de Pesquisa e Relato de Caso Clínico. Na modalidade Relato de Caso Clínico, o trabalho da acadêmica Tauana Mendes, com orientação da professora Caroline Pietroski Grando, conquistou a primeira colocação.
O professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa, destaca a relevância dos acadêmicos participarem destes eventos grandiosos e, principalmente, se desafiarem a apresentar trabalhos científicos. “Temos que fazer um agradecimento especial aos pais pela confiança depositada em nosso curso e aos docentes pelo incentivo e dedicação aos acadêmicos para uma melhor formação”, frisou o professor.
Já a professora Caroline Grando destacou o esforço, a dedicação e o comprometimento de Tauana e que resultou na premiação durante o Congresso. “Esta conquista nos traz muito orgulho e satisfação, assim como uma sensação de dever cumprido por elevar o nome da Odontologia da URI Erechim em um congresso tão importante”, ressaltou.
Os demais acadêmicos que apresentaram trabalhos foram: Ana Júlia dos Santos Correa (Prática e análise da atividade antimicrobiana de colutórios bucais com acadêmicos do primeiro semestre do Curso de Odontologia); Arieli Caroline Santana (Má oclusão causa mudança no grau de felicidades de adolescentes?); Bruna Morgan Dellagostin (Erosão Ácida na Adolescência: Relato de Caso); Cariane Vissotto (Prevalência de estomatites rotéticas em idosos institucionalizados); Caroline Faccio (Mascaramento de núcleos metálicos fundidos: relato de caso clínico); Eduarda Grezana (Remoção Seletiva de Tecido Cariado em Lesões Cariosas Profundas: Relato de Caso); Eduarda Simon (Condições de saúde bucal de alunos de uma APAE no Rio Grande do Sul); Franciele Loíse Rambo (Promoção de Saúde Bucal em Pacientes Oncológicos); Gabrielle Haubert (Reanatomização com resina composta para a confecção de facetas estéticas pela técnica da resina inversa e sua associação a classe IV: relato de caso); Géssica Stuani (Prevalência de mordida aberta anterior em escolares com idade entre 4 e 6 anos no município de Gaurama); Giovanni André Ferreira da Silva (Abordagem conservadora no tratamento de manchas hipoplásicas em dentes anteriores: relato de caso clínico); Jaiane Almeida Chiochetta (Escleroterapia no tratamento de hemangiomas: Relato de dois casos); Janaína Moraz Bozza (Planejamento digital: uma ferramenta importante no tratamento estético restaurador); Jhenifer Accorsi Slongo (Tratamento de escurecimento dental com restauração cerâmica: relato de caso); Letícia De Nardin (Percepção da saúde bucal: um estudo dos frequentadores assíduos de academia do município de Erechim); Nathaly Valentini (Potenciais interações medicamentosas em prescrições de pacientes atendidos na Clínica-Escola de Odontologia da URI); Rafael Caranhato (Restabelecimento estético de dentes anteriores com procedimentos restauradores diretos e indiretos: relato de caso clínico); e Tauana Mendes (Utilização de colírio oftálmico na localização de condutos radiculares em primeiro molar superior: um relato de caso).
O diplomado Diego José Gambin, que atualmente cursa o mestrado, apresentou o trabalho sobre “Enxerto de tecido gengival livre para recobrimento de recessão radicular – classe II de Miller: um relato de caso”.