No início desta semana, a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim recebeu os parlamentares mirins para a apresentação da Casa Legislativa e o sorteio dos padrinhos, em mais uma ação de integração entre jovens e vereadores.
A recepção foi conduzida pelo presidente Fifo Parenti, Mesa Diretora, coordenador do projeto, servidor Miguel Ângelo Marmentini, e diretoria de Comunicação, que deram as boas-vindas aos adolescentes. Durante o encontro, os vereadores mirins se apresentaram, compartilhando seus nomes, idades e expectativas em relação ao mandato que exercerão. Na sequência, foram repassadas orientações sobre o funcionamento da Câmara e realizado o sorteio dos padrinhos, que resultou na seguinte composição:
Vereador mirim x vereador padrinho
- Bruno Vinicius Rech (EMEF Cristo Rei) – Carlos Antônio Zanini
- Camile Christ Raimundi (EMEF Luiz Badalotti) – Rony Gabriel
- Eduardo José Casanova Wisniewski (EEEF Sete de Setembro) – Clarice Moraes
- Emily Eduarda Duarte (EMEF Othelo Rosa) – Nadir Barbosa
- Hanna Paula de Moraes (EEEF Dr. José Vicente da Maia) – Sergio Alves Bento
- João Otávio dos Santos Amaral (EEEF Joaquim Pedro Salgado Filho) – João Francisco Coimbra Parenti
- Julio Cesar Barbieri (EMEF Jaguaretê) – Clairton Isidoro Balen
- Karol Giacomelli Zanella (EEEF Lourdes Galeazzi) – Claudemir de Araújo
- Larissa Mueller Kuberneke (EEEF São João Batista de La Salle) – Tiago Tomaz Pereira
- Luane de Oliveira Dlugokenski (EMEF Paiol Grande) – Éclesan Ana Palhão
- Luisa Busetto (EEEM Érico Veríssimo) – Juares Bernardi
- Luna Sofia Muller Kielek Borges (EEEF Victor Issler) – Romildo Pereira da Silva
- Nathalia Blauth Varotto (Colégio Estadual Professor Mantovani) – Gustavo Zin Farina
- Nicoli Portella de Andrade (EEEM Irany Jaime Farina) – Lindomar Osmar Kossmann
- Oliver Kauã Matias dos Santos de Oliveira (EMEF Dom Pedro II) – Carla Talgatti
- Ricardo de Morais da Rosa (EMEF Caras Pintadas) – Sandra Picoli
- Yasmin Bianca Salcher (EEEM Dr. João Caruso) – Ricardo Argenta
Após o sorteio, os adolescentes conheceram a história da Casa do Povo, o Memorial Legislativo, o setor de comunicação e, em especial, os gabinetes de seus padrinhos. Nesse momento, tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os parlamentares ou com seus assessores, aprofundando a integração e ampliando o aprendizado sobre o funcionamento da Câmara.
O projeto Vereador Mirim tem como objetivo estimular a participação política, a cidadania e a consciência democrática entre os jovens, proporcionando experiências práticas de vivência legislativa.
Por: Ascom Câmara de Vereadores

