Descarte Irregular de lâmpadas fluorescentes preocupa moradores e expõe garis e pedestres ao risco

Ouvintes da Rádio Cultura e leitores do Jornal Boa Vista demonstraram indignação na manhã desta terça-feira (19), com o descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes em lixeiras públicas durante a noite. A prática, que ocorre “na calada da noite”, segundo relatos, representa um grave risco tanto para os garis que realizam a coleta de lixo, quanto para os pedestres.

O descarte de lâmpadas fluorescentes em lixo comum é proibido por lei, pois esses materiais contêm mercúrio, um elemento altamente tóxico. O correto é que sejam devolvidas aos estabelecimentos onde foram adquiridas ou encaminhadas a pontos de coleta específicos para resíduos perigosos.

A exposição das lâmpadas em lixeiras públicas pode causar acidentes sérios, como cortes e intoxicação, caso sejam quebradas durante o manuseio da coleta. A falta de conscientização sobre o descarte correto gera preocupação e exige ações de orientação à população.

Por: Egídio Lazzarotto

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS