Cleonara Hermann, Vanderléia Fruscalso de Almeida, Janaína Bonzanini e Natallie Vieira da Secretaria de Assistência Social de Erechim, atuantes nos setores do CRAM e dos CRAS participaram, nos dias 13 e 14 de agosto, de um curso voltado à área do trabalho social com famílias e às metodologias participativas.


A capacitação foi realizada na Escola FAMURS, em Porto Alegre, e ministrada pelas assistentes sociais Claudia Giongo e Marlene Fiorotti, profissionais com ampla experiência em consultoria e assessoria na temática.
O encontro reuniu trabalhadores da assistência social de diversos municípios do Rio Grande do Sul, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências.
A metodologia adotada incluiu conversas abertas e dinâmicas em grupo, que permitiram aos participantes se conhecerem melhor e debater situações e estratégias relacionadas aos atendimentos realizados no dia a dia.
Para a técnica Janaína Bonzanini, o momento foi especialmente significativo. “Foi um momento valioso de reflexão e troca, no qual pudemos repensar alguns pontos de nossos atendimentos, buscando conduzir as situações de forma ainda mais adequada, para que os usuários se sintam acolhidos e respeitados, qualificando assim cada vez mais a prática profissional”, destacou.
A facilitadora Claudia Giongo ressaltou a importância de espaços como esse. “É maravilhoso poder trazer informações e compartilhar conhecimentos com as técnicas presentes. Ver elas associando o conteúdo explicado as suas vivências e a realidade de seu município nos mostra que a didática está funcionando, pois estamos trabalhando em uma especial de teórico/prático afim de facilitar o entendimento”, afirmou.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação