Acadêmicos formandos do Curso de Enfermagem da URI Erechim participaram nesta terça-feira, 5, de uma palestra essencial para sua atuação profissional: “LGPD: a proteção de dados e a saúde na era digital”, ministrada pela professora Simone Gasperin de Albuquerque, do Curso de Direito.
O evento, promovido pelos docentes Irany Achiles Denti, Rafael Antônio Narzetti, Alessandra Suptitz Carneiro e Marciane Kessler, da disciplina de Estágio Supervisionado II, abordou desafios urgentes da área da saúde frente à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018).
Em sua exposição, a professora Simone organizou o conteúdo em seis eixos fundamentais: iniciou pelos conceitos-chave da LGPD, abrangendo definições de dados pessoais e sensíveis, princípios legais e direitos dos titulares; em seguida, discutiu o impacto da lei em instituições de saúde, analisando adaptações necessárias em hospitais, clínicas e laboratórios; abordou depois medidas de segurança digital como protocolos de criptografia, controle de acesso e prevenção de vazamentos; destacou a importância do consentimento explícito e transparência no uso de dados de pacientes; examinou riscos legais incluindo multas e sanções por descumprimento; e encerrou com a harmonização entre prontuários eletrônicos e proteção de privacidade no contexto da saúde digital.
Segundo a palestrante, “o manejo de dados sensíveis exige preparo técnico-jurídico dos profissionais de enfermagem, que são guardiões diários da intimidade dos pacientes”.
A iniciativa, conforme destacaram os professores organizadores, visa preparar os futuros enfermeiros para implementar boas práticas desde o estágio até a vida profissional.
“Quando futuros enfermeiros compreendem os fundamentos jurídicos da LGPD e juristas dialogam com as demandas da saúde, construímos pontes contra a fragmentação do saber. Na era da proteção de dados – especialmente sensíveis na área médica – esse cruzamento de competências é vital para a excelência profissional e a segurança dos cidadãos.”, afirma o Coordenador do Curso de Direito, Plínio Rigotti.
A atividade integra o cronograma da disciplina de Estágio Supervisionado II, que prioriza a discussão de temas transversais à atuação clínica. A URI Erechim reforça, assim, seu compromisso com a formação multidisciplinar alinhada às demandas contemporâneas do setor saúde.
Por URI Erechim