Avanço de tecnologia: comitê discute IA e soluções digitais no atendimento da saúde

Tema foi abordado na reunião semanal, no Salão Nobre, e contou com apresentação de soluções tecnológicas para o atendimento que já estão em prática no Hospital Santa Terezinha

O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização realizou, nesta quinta-feira (3), sua reunião semanal no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, marcada por mais um momento de desenvolvimento dos conhecimentos. A reunião contou com a presença da equipe da Fábrica, startup atualmente incubada no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que está desenvolvendo soluções inovadoras com uso de chatbot e conversação inteligente para otimizar o atendimento aos pacientes do Hospital Santa Teresinha. O empreendedor e programador João Pedro Gamin, a programadora Maria Eduarda Gamin e o desenvolvedor Luís Giaretta apresentaram detalhes do projeto, suas funcionalidades e os benefícios esperados para o setor da saúde.

O diretor de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, destacou a importância do encontro e do compartilhamento de experiências. “É uma excelente oportunidade de conhecermos melhor essa iniciativa, seus resultados práticos e as possibilidades de aplicação em outros contextos da gestão pública e da saúde. Precisamos estimular cada vez mais essas conexões para transformar serviços e atender melhor a população”, afirmou.

Segundo o coordenador do comitê e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a pauta está alinhada ao processo de modernização que Erechim vive. “A Inteligência Artificial não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta concreta que pode simplificar rotinas, reduzir burocracia e agilizar o atendimento à população. Já estamos vendo os resultados da Transformação Digital aqui no município, com números muito expressivos”, disse.

Transformação Digital na prática

Nos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Erechim contabilizou 17.584 processos abertos. Desse total, 15.110 — cerca de 86% — foram realizados por meios digitais, enquanto 2.474 atendimentos ocorreram de forma presencial, representando aproximadamente 14% do total. Os dados reforçam a tendência de transformação no comportamento da população e na forma como os serviços municipais são acessados. Atualmente, a cada 10 processos abertos, quase nove são feitos digitalmente e apenas um de forma presencial.

Como acessar os serviços online?

Os cidadãos podem acessar serviços como Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamentos, Ouvidoria, Procon, entre outros, pelo portal de Serviços Online no site da Prefeitura ou pelo aplicativo SysCidadão.

A Transformação Digital em Erechim é fruto de um trabalho integrado entre todas as Secretarias Municipais e a Câmara de Vereadores, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital e da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), setor vinculado à Secretaria Municipal de Administração.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS