O programa estadual CNH Social, que oferece a formação gratuita da Carteira Nacional de Habilitação, está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho. São 3 mil vagas disponíveis para quem deseja obter a primeira habilitação (moto e carro) ou realizar a adição e mudança de categoria. Os interessados podem se inscrever através da Central de Serviços no site do Detran RS (www.detran.rs.gov.br) ou presencialmente em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
A seleção dos contemplados será realizada por sorteio eletrônico, com a formação de cadastro de reserva para eventuais vagas remanescentes. Os sorteados, ao cumprirem os requisitos, terão todos os custos do processo de habilitação isentos, incluindo exames, aulas teóricas e práticas, e taxas.
Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos, residir no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos e possuir renda familiar de até três salários mínimos. O programa prioriza pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025.
As 3 mil vagas são divididas em 1.500 para a primeira habilitação (moto e carro) e 1.500 para adição e mudança de categoria. Destas, 600 são para adição e 900 para mudança de categoria, sendo 90 para categoria C (caminhão), 720 para categoria D (ônibus) e 90 para categoria E (veículo de grande porte articulado).
Fonte: Detran RS
Redação Jornal Boa Vista