A ideia de realizar uma audiência pública para discutir a verdadeira situação do projeto da Transbrasiliana foi importante, mas acabou se transformando em um debate político sem encaminhamentos oficiais, permanecendo apenas na promessa.
Esta deve ter sido a décima audiência pública sobre a Transbrasiliana. Se considerarmos a primeira, o conteúdo seria o mesmo.
Dentre as participações, destacou-se a de Jakson Arpini, que questionou a verdadeira situação dos projetos: “O projeto está pronto? O licenciamento está pronto? Sem esses projetos, não há como fazer uma mobilização para buscar recursos junto à bancada gaúcha.” Outra participação relevante foi do presidente da Accie, Darlan Dalla Roza: “Já se passaram tantos presidentes e nenhum fez nada. Não podemos parar; temos que nos manter mobilizados e cobrar até que a obra saia de uma vez”.