Estudantes e famílias participaram nesta quarta-feira (23), da Aula Inaugural do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamado de PartiuIF, instituído pelo Ministério da Educação (MEC). A atividade será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. Estiveram presentes também, o pró-reitor de Ensino do IFRS, Fabio Azambula Marçal; representando a pró-reitoria de Extensão do IFRS, Luciani Figueiredo Santin; o diretor do IFRS Erechim, Sidnei Dal Agnol; a secretária de Educação, Verenice Lipsch; a coordenadora adjunta da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Dulcimar Baldissera; e a coordenadora do Programa PartiuIF no Campus Erechim, Cátia Santin Zanchett.
O objetivo do programa é oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados em Escolas Públicas, buscando recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso ao ensino médio das instituições definidas neste chamamento.
Expectativas
A Lidia Beutler, de 15 anos, da EMEF Othelo Rosa, contou que ainda não conhecia o IFRS Erechim e que está com boas expectativas. “Que nossa aprendizagem melhore mais. O ensino na nossa Escola é muito bom, mas estar em um ambiente de faculdade nos traz a expectativa que vamos nos preparar ainda melhor para o Ensino Médio”, disse.
O curso terá carga horária de 160h em sala de aula e mais 160h para atendimento aos estudantes, até o mês de novembro, com língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e formação suplementar. Os estudantes vão receber uma bolsa de R$ 200,00 por mês, sendo obrigatório, ao menos, 75% de frequência.
No Campus Erechim, cerca de 40 estudantes vão participar da iniciativa, sendo 34 das Escolas Municipais Caras Pintadas, Luiz Badalotti e Othelo Rosa.
A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, compartilhou que os estudantes estavam ansiosos para o início. “Essa é uma oportunidade para fazer a recuperação da aprendizagem envolvendo alguns componentes curriculares. Será importante, no turno contrário da Escola. Peço que participem, frequentem e não deixem de vir nas quartas e nas sextas nas aulas, pois cada dia será uma surpresa de encontro, socialização e aprendizado”, destacou.
Sobre o programa
O PartiulF é voltado para os estudantes que cursaram integralmente a educação em Escola Pública, que são de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo per capita; autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e pessoa com deficiência.
O diretor do IFRS Erechim, Sidnei Dal Agnol, lembrou que o papel da instituição é também, fortalecer a Educação Municipal e Estadual. “Temos aqui o tripé: extensão, pesquisa e ensino. São muitas oportunidades para comunidade, assim como essa que se inicia para vocês agora”, evidenciou.
Por PME