Feira do Produtor na Escola: iniciativa leva alimentação saudável às Escolas Municipais

Feira do Produtor na Escola: iniciativa leva alimentação saudável às Escolas Municipais

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, executa o projeto “Feira do Produtor na Escola” nas Escolas do Sistema Municipal de Ensino.

A iniciativa visa promover a alimentação saudável entre os estudantes, incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar e aproximar a comunidade escolar do universo dos alimentos frescos e sustentáveis.

As feiras estão sendo realizadas dentro do ambiente escolar, em datas previamente agendadas, com barracas montadas para a comercialização de frutas, verduras, legumes e outros produtos naturais cultivados por agricultores locais. Participam nesse ano de 2025, 11 escolas municipais e são realizadas 14 feiras durante o ano.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, ressaltou que o projeto vai além de promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes; ele também estreita os laços entre a escola e as famílias. “Esta ação permite que os alimentos consumidos pelos estudantes na escola cheguem à mesa de suas casas. O projeto está diretamente integrado à Secretaria de Educação, que já adquire produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Agora, ao participarem das feiras, pais e filhos podem levar para casa os mesmos alimentos frescos que consomem na escola”.

“Para este ano de 2025 serão investidos aproximadamente R$ 4,4 milhões em alimentação. Com as Cooperativas, em produtos oriundos da alimentação escolar, serão investidos entorno de R$ 2,6 milhões, em duas modalidades de aquisição, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, conclui a secretária.

A iniciativa tem recebido apoio positivo de pais, professores e agricultores. Jiancely Vasquez, venezuelana e mãe de um estudante da Escola Municipal EMEI São Cristóvão, elogiou a proposta. “É maravilhoso ver nossos filhos aprendendo desde cedo sobre o valor dos alimentos e podendo levar para casa produtos fresquinhos e acessíveis”, comentou.

O feirante Alisson Attolini, compartilha sua visão sobre levar as feiras para as escolas. “As feiras nas escolas incentivam tanto a produção de alimentos na área rural quanto o consumo consciente entre as crianças. Sabemos que hoje muitas delas se alimentam com produtos industrializados, nem sempre saudáveis. Acredito que essa comercialização dentro das escolas promove uma vida mais saudável para os pequenos”, conclui Alisson.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS