Erechim: Governo inicia elaboração do Plano Plurianual 2026-2029

Construção do projeto de lei é coordenada pelas Secretarias da Fazenda e de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública

Um encontro na tarde desta quinta-feira (27), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, marca o início da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2027, sob coordenação da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

Estiveram presentes secretários municipais, adjuntos, administrativos das pastas e representantes da Câmara de Vereadores, Agência Reguladora de Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) e Instituto Erechinense de Previdência (IEP). O vice-prefeito Flávio Tirello, fez a abertura da reunião e reforçou a importância da contribuição de todos. “O PPA é um importante instrumento legal de planejamento e gestão. É importante colocarmos nesse projeto de lei, todas ações, programas e projetos que queremos executar ou que não podem ser descontinuados à nossa população”, destacou Flávio.

Elaboração

A secretária da Fazenda, Ana Oliveira, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da reunião de trabalho. “Temos que ter ações bem definidas, dentro daquilo que é possível de executar. Não podemos fazer do plano, segundo Controle Interno, uma colcha de retalhos. Temos planejamento e direcionamento para depois vir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Construiremos juntos com plano com pé no chão, sendo inovador e desafiador, afinal todas secretarias têm metas que são desafiadoras para atender as expectativas da comunidade”, disse.

O secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini, destacou a importância do PPA para dar sustentabilidade a outras leis. “São três peças importantes para a Gestão. O PPA, depois a LDO e a LOA. Aqui colocaremos os compromissos do Plano de Governo. Nossa atribuição de trabalho começa hoje, teremos metodologia e um documento uniforme, respeitando os prazos legais. Seguiremos a disposição nesse processo”, comentou.

O coordenador de Finanças, Edson Kammler, apresentou o modelo do Projeto de Lei de origem do Poder Executivo que deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores. Cada Secretaria deverá encaminhar as diretrizes, objetivos e metas para o próximo quadriênio – 2026/2029 para finalização do documento.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS