Com a proposta de levar produtos mais saudáveis e produzidos na agricultura familiar para próximo de crianças e adolescentes, reforçando o papel da Escola na formação deles e estimular o consumo destes produtos é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Feira do Produtor na Escola.
A iniciativa visa incentivar a Agricultura Familiar e Agroindústrias, que além das oito Feiras do Produtor em Erechim, também são oportunizados a participarem desta ação. “Durante este ano, 15 produtores participaram das Feiras na Escola, interagindo e comercializando seus produtos de qualidade”, conta o chefe da Divisão de Apoio a Feirantes e Agroindústrias, Tobias Biazi.
Contato com estudantes
Com a Feira do Produtor na Escola, os estudantes aprendem a desenvolver hábitos saudáveis na alimentação, nas compras de produtos naturais e ainda a cuidar do próprio dinheiro. Eles recebem antecipadamente uma listinha para levar para casa e definirem junto com os pais o que vão comprar.
Entre os produtos que os produtores ofertam estão suco natural, frutas, verduras, legumes, queijos, salame, bolachas e flores.
Durante o ano de 2024, foram realizadas 42 edições em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas. “Percebemos nas feiras o quanto é gratificante para os produtores esse contato com as crianças. Estamos também fazendo parte do processo de aprendizagem deles e garantindo que eles levem isso para dentro de casa, das suas famílias, que por sua vez, podem ser estimulados a visitarem nossas Feiras do Produtor”, destaca o secretário William Racoski. “Queremos fazer um agradecimento aos produtores que participaram e também as Comunidades Escolares que sempre nos acolhem tão bem”, finaliza.
Texto e foto: Ascom